Estudo de caso:
Ao analisar a história da educação brasileira, podemos delinear que a educação era voltada para as classes dominantes. Foi somente na década passada, que foi possível universalizar o acesso à escola. Desde então, tivemos progressos na educação, mas ainda precisamos evoluir mais nesse setor. Isso porquê, dados do SAEB- Sistema de Avaliação da Educação Básica apontam números elevados de fracasso na alfabetização, essa estatística se encontra mais elevada nas regiões mais pobres e em que crianças precisam trabalhar.
Mediante a esse contexto, em que se tem por lei direito a educação, mas não há meios de garantir esse acesso, como em lugares pobres em que as crianças precisam trabalhar ao invés de estarem na escola. Qual a sua opinião sobre o assunto. O que poderia ser realizado para mudar esse cenário?
Para responder à questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas. O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material da disciplina.
Respostas
respondido por:
3
Serei sucinto, mas colocarei os pontos principais. Para mudar tal cenário de vulnerabilidade social, utilizou-se de política de transferência de renda para minimizar está situação de negligência que naturalizou-se no Brasil. Então, através de benefício social, há a tentativa de incentivar as famílias a manterem as crianças matriculadas na escola como requisito para ser beneficiário das políticas públicas de transferência de renda.
Ainda é muito pouco para sanarmos tal problemas que tem raízes profundas na manutenção de uma situação de vulnerabilidade extrema grande parte da população brasileira. Mas já é um principio de uma educação libertadora, pois como nos ensinou Freire, não é possível aprender alguma coisa quando se tem fome.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás