Leia a letra da musica e responda às questões
"A carne mais barata do mercado é a carne negra
Que fez e faz a história
Segurando esse país no braço
[...]
Mas mesmo assim
Ainda guardo o direito
De algum antepassado da cor
Brigar sutilmente por respeito
Brigar bravamente por respeito
Brigar por justiça e por respeito
De algum antepassado da cor
Brigar, brigar, brigar
A carne mais barata do mercado é a carne negra"
A) A qual questao a letra faz referência?
B) Como a situação dos afrodescentes é expressa pela música?
C) A qual questão a letra dessa canção faz critica?
D) Debata a afirmação feita na letra da canção em sala de aula: Por que "a carne mais barata do mercado é a carne negra"?
Respostas
B) Os afrodescendentes são classificados como um tipo de mercadoria barata.
C) A letra fala sobre a desigualdade dos afrodescendentes na sociedade bem como a falta de respeito para com a liberdade dos escravos.
D) No texto,essa expressão significa dizer que não é cara a compra de escravos afrodescendentes.
A) A música A carne, de Elza Soares, faz referência à falta de valorização do negro na cultura nacional, já que comparativamente ao branco, o negro é mais barato, ou seja, não possui valor, algo que se relaciona ao racismo.
B) A situação dos afrodescentes expressa na música é calamitosa, uma vez que, apesar terem construído o país por meio do trabalho escravo, não têm sua contribuição observada da forma correta, ao serem excluídos dos benefícios usufruídos por outros grupos.
C) Elza Soares em sua música A carne, critica o racismo e o preconceito voltados à figura do negro, tendo sido esse o grupo que construiu o Brasil por meio do trabalho escravo para que os brancos desfrutassem de qualidade de vida, porém, são desvalorizados frente aos brancos apenas pelas questões de carne ou cor.
D) A carne mais barata do mercado é a carne negra, haja vista que o sistema escravista estipulou os preços baixos para esse grupo, assim, apesar de atualmente esse sistema já ter acabado, a visão do negro como produto ainda não foi extinta.
Críticas feitas na música A carne de Elza Soares
A cantora brasileira propôs uma metáfora ao comparar o preço que o negro apresentava no sistema escravista e o valor apresentado por esse grupo atualmente, pois, apesar de não serem mais comprados, são desvalorizados como se fossem mercadorias.
Mais sobre as obras de Elza Soares: brainly.com.br/tarefa/49774369
#SPJ2