Conto "A hora e vez de Augusto Matraga"2. No universo sertanejo do conto em estudo, não há lugar para as leis e a justiça formais; nesse espaço, os jagunços são regidos por uma moral e por determinados códigos de conduta próprios.A. Na morte de Juruminho, que código de conduta foi desobedecido pelo o homem que o assassinou? Diante de tal desobediência, qual é a "regra" a ser cumprida?B. De acordo com Joãozinho Bem-Bem, qual é a importância de se cumprir essa regra?C. Tendo em vista esse contexto moral e as atitudes de Joãozinho Bem-Bem, responda: Como se caracteriza essa personagem? Justifique sua resposta com elementos do texto.3. No conto, Nhô Augusto tem admiração e respeito por Joãozinho Bem-Bem.A. Por que, no conto, o protagonista se volta contra esse chefe dos jagunços?B. Nhô Augusto tinha sido um homem violento que, depois, se tornou penitente. Como essas duas faces antagônicas e conflitantes da personagem se manifestam no texto em estudo?C. Na luta contra os jagunços, Nhô Augusto exclama: " Ô gostosura de fim de mundo!...". Com base na trajetória de vida dessa personagem, explique o sentido dessa afirmação no contexto em que ela está inserida.
Respostas
Olá,
A) O que ocorre é que na morte de Juruminho é que ele levou um tiro pelas costas, algo que era considerado uma extrema covardia e que quebrava os códigos de honra daquela sociedade. Assim, a regra é a vingança.
B) A importância de se cumprir a regra para Joãozinho Bem-Bem é manter a honra.
C) Joãozinho Bem-Bem era um homem perverso e com reputação a zelar, por mais que praticasse atos hediondos, seguia um código moral, possui sua própria ética e defende os seus companheiros, além de também os vingar.
3. A) Nhô Augusto intervém contra Joãozinho Bem-Bem porque havia mudado e quis impedir uma injustiça, a morte por vingança que Joãozinho estava a promover.
B) Ao longo do texto fica claro que Nhô Augusto desejava uma nova vida, redimir-se de seus pecados e adotar uma nova postura, ter um recomeço.
C) Nhô Augusto diz essa frase num contexto onde ele finalmente pode enfrentar aquilo que ele já havia sido, literalmente falando. Ou seja, demonstra sua satisfação em estar lutando do "lado do bem">
Abraços!