• Matéria: Sociologia
  • Autor: ivnewpereira
  • Perguntado 7 anos atrás

9- Nas palavras do sociólogo polonês Zigmund Bauman, “na sociedade líquido-moderna o homem ganha em liberdade mas perde em certezas” (Bauman, 2001). Com essa frase que é central para entendermos sua perspectiva teórica, o autor refere-se a determinados aspectos que distinguem nosso tempo (tempos líquidos).

Com base no texto acima podemos aferir que:

I- Pela primeira vez na história, esse estágio do capitalismo não forma os trabalhadores de que necessita para manter a dinâmica da sociedade do consumo, que é incapaz de produzir indivíduos que sirvam a ela, e de servir-se dos indivíduos que ela (sociedade) produz.

II- Na sociedade líquido-moderna, amplia-se o poder e a dominação dos homens (gênero masculino) sobre as mulheres (gênero feminino), pois afloram as disputas entre os gêneros e entre as classes sociais, impulsionadas pela visibilidade que distingue nosso tempo.

III- A velocidade das mudanças e das inovações trazem muita incerteza quanto ao futuro e a formação a ser demandada, por exemplo, ao trabalhador, pois “em um piscar de olhos os nossos ativos se tornam passivos e nossas capacidades tornam-se incapacidades”.

IV- O cenário instável que caracteriza nosso tempo impõe aos indivíduos flexibilidade, capacidade de adaptação, autoconhecimento e formação continuada. Pois, ser um indivíduo’ em tempos líquidos significa ser responsável por seus méritos e reparar os seus fracassos.



Assinale a alternativa correta:



Peso: 1.0

a) Estão corretas as afirmativas I, II e III.

b) Estão corretas as afirmativas I e IV.

c) Estão corretas as afirmativas I, II e IV.

d) Estão corretas as afirmativas I, III e IV.

e) Estão corretas as afirmativas I, II, III e IV.

Respostas

respondido por: Matheusieti
6

Olá!

I, III e IV estão corretas.

Em primeiro lugar, devemos observar que Bauman define a modernidade líquida a partir da ideia que a modernidade é imediata, ou seja, ela se relaciona com o tempo e as mudanças dinâmicas da sociedade moderna.

Por isso, ele define a liquidez moderna como uma infinidade de experiências negativas, que geram um afastamento do indivíduo, aumentando a exclusão e afirmando a insegurança na população.

Por fim, a modernidade líquida está para o individualismo, para as disputas de classe e gênero o que nos atenta para a necessidade de estarmos sempre buscando novos conhecimentos,


Valeu!

Perguntas similares