Respostas
Deserto
Sua vegetação é constituída por gramíneas e pequenos arbustos, é rala e espaçada, ocupando apenas lugares em que a pouca água existente pode se acumular (fendas do solo ou debaixo das rochas). As maiores regiões desérticas do globo situam-se na África (deserto do Saara) e na Ásia (deserto de Gobi).
Temperado
Nas áreas de clima temperado, os verões costumam ser moderados e os invernos frios;
O índice pluviométrico (quantidade de chuvas) varia entre 1.500 mm e 2.000 mm (média anual);
Na época do inverno, a umidade relativa do ar fica em torno de 80%. Já no verão ela aumenta para cerca de 90%.
No período do inverno, a média de temperatura fica em torno de -2°C. No verão, a média sobe para 15°C.
O clima temperado pode ser subdivido, de acordo com a região em que atua. Desta forma tempos o temperado mediterrânico (Roma, Lisboa, Madri, Santiago do Chile), subtropical úmido (Curitiba, Porto Alegre, Houston), temperado marítimo (Prince Rupert, Limoges, Açores), temperado subártico (Punta Arenas, Monte Dinero), temperado continental (Moscou e Chicago).
Mediterrâneo
O clima no inverno é moderado e o verão muito quente e seco;
No verão, as temperaturas atingem 30°C, em média. No inverno, as temperaturas mínimas podem chegar a 0°C.
O índice pluviométrico (de chuvas) é considerado moderado, pois fica entre 500 e 1.000 mm por ano. As chuvas ocorrem de forma intensa e em maior quantidade no outono e inverno, mesmo com temperaturas baixas.
A umidade relativa do ar possui média anual de 75%.
Polar
Praticamente não chove nas regiões de clima polar. O que ocorre é a queda de neve, numa quantidade média anual de 150 milímetros.
A umidade relativa do ar fica em torno de 70% no inverno e 80% no verão.
No inverno, a temperatura média anual fica em torno de - 30 C (pode atingir até -60°C). No verão, a temperatura fica por volta de 4°C.
Os ventos são intensos, cobrindo as regiões de neve.
Com o fenômeno do aquecimento global, o clima nestas áreas tem sido afetado. Placas de gelo tem se desprendido e observa-se uma pequena elevação da temperatura.