Fonte 1 O texto mostra que os portugueses diferenciavam os índios tupinambá dos "gentios amigos".Qual diferença foi estabelecida entre eles?Como essa diferenciação determinava o tipo de relação entre os colonizadores e cada um desses grupos? Como ela beneficiou os conquistadores?
Respostas
Os portugueses consideram os Tupiniquins como "bons selvagens", de modo que buscaram se aliar à eles, estabelecendo casamentos e parcerias locais entre colonizadores e nativos, e consideram os Tupinambás como "selvagens cruéis". A diferença fez com que os portugueses fossem aliados dos primeiros e combatessem ferozmente os segundos, justificando a matança como uma "ato pela defesa da civilização".
A relação positiva com os Tupiniquins favoreceu os portugueses na medida que conquistou o apoio indígena, que transmitiu conhecimentos importantíssimos sobre o território para os colonizadores, enquanto que a relação belicosa com os Tupinambás serviu para expandir o território das colônias, que se expandia para o território dos nativos exterminados.