2) Em 8 de janeiro de 1997, o governo federal, por meio do então presidente Fernando Henrique Cardoso, sancionou a lei n° 9.433 que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos (PNRH). Essa referida lei trouxe conceitos, diretrizes e instrumentos legais que permitem a gestão de recursos hídricos em todo o país. Nesta lei, um dos fundamentos principais é de que a bacia hidrográfica fica caracterizada como a unidade territorial para implementação de toda a PNRH.
Considerando que a bacia hidrográfica é, portanto, um conceito imprescindível na gestão dos recursos hídricos, a frase que melhor a descreve está compreendida na alternativa:
a) A bacia hidrográfica compreende uma região terrestre na qual o escoamento superficial diverge para outros pontos.
b) A bacia hidrográfica compreende um região de municípios em que o escoamento superficial possui um valor equivalente.
c) A bacia hidrográfica é uma região terrestre em que, em qualquer ponto, o escoamento superficial converge para um único, denominado de exutório.
d) A bacia hidrográfica é uma região terrestre, separada por limites geográficos e políticos, de um rio principal e seus afluentes.
e) A bacia hidrográfica é uma área terrestre, cortada por um rio grande e seus afluentes, e que escoa exclusivamente para o interior do país.
Respostas
Oi,
e) A bacia hidrográfica é uma área terrestre, cortada por um rio grande e seus afluentes, e que escoa exclusivamente para o interior do país.
As bacias hidrográficas são de grande importância para o desenvolvimento de uma cidade ou até mesmo região. Nela conta-se o rio principal e seus afluente, que como dito na opção escoam para dentro de um país.
Todas as cidades que recebem ou o rio principal, ou algum de seus afluentes foram uma única região hidrográfica, que não obedece a critérios políticos ou algo do gênero. Cada governo é responsável por cuidar da sua parte do rio, para que assim ele seja limpo para todos.
Resposta: letra C
Explicação:
A bacia hidrográfica é uma região, na superfície terrestre, na qual
o escoamento superficial, em qualquer ponto, converge para um
único ponto fixo, o qual denominamos de exutório.