O segundo equívoco apontado pelo linguistica diz respeito a confusão entre reforma ortográfica radical e uma unificacao ortografica. Qual é a diferenca entre reforma e unificacao , nesse caso ?
Respostas
Olá,
Você esqueceu de colocar o texto do linguista em questão, hein! Mas, após elaborarmos devidas pesquisas, torna-se possível compreender as diferenciações entre as duas vertentes discorrentes do processo de alteração ortográfica ao qual a nossa língua foi submetida.
Inicialmente, é pertinente lembrarmos que o idioma português ocupa a quinta posição de mais falada no mundo, entre brasileiros, portugueses, africanos, asiáticos e americanos, com um total de, aproximadamente 230 milhões de falantes. Todavia, adota em sua estrutura duas diferentes formas ortogramaticais e, com o objetivo de torná-la compreensível a todos os comunicadores, foram propostas as referidas alterações.
Neste caso, encontramos a reforma ortográfica radical, ao qual busca por uma mudança e ruptura com a tradicional e antiga maneira de escrita, de modo brusco e direto, rompendo e impondo as devidas alterações na ortografia, para estabelecer o vínculo entre os falantes. Já com a unificação ortográfica, são propostas maneiras de tornar a comunicação compreensível entre os grupos, todavia, sem perder as essências e particularidades de cada elemento.
A compreensão e diferenciação de cada vertente é pertinente para a análise e interpretação correta da aplicação e estruturação da linguagem portuguesa.
Bons estudos!