• Matéria: História
  • Autor: fabiodoprado717
  • Perguntado 8 anos atrás

Guerra Fria: Causa, Características e consequências.
Qual foi a causa da Guerra fria?
Quais são as características da Guerra Fria?
Quais foram as consequências da Guerra Fria ?

Respostas

respondido por: alineborbacarrasco
175

As causas foram que A União Soviética buscava implantar o socialismo em outros países para que pudessem expandir a igualdade social, baseado na economia planificada, partido único (Partido Comunista), igualdade social e falta de democracia. Enquanto os Estados Unidos, a outra potência mundial, defendia a expansão do sistema capitalista, baseado na economia de mercado, sistema democrático e propriedade privada.

Quando a Segunda Guerra Mundial chegou ao fim, os Estados Unidos assumiam o posto de ser o país mais rico do mundo, porém, toda essa influência econômica foi disputada  com aquele que  era o segundo país com maior poder econômico do planeta, a URSS. Ambos possuíam formas de governo diferentes, e um não concordava com os métodos utilizados pelo outro. Enquanto os Estados Unidos sobreviviam de uma forma Capitalista, e defendia que o mundo deveria viver da mesma forma, se baseando na economia de mercado e na expansão de um sistema democrático, capitalista e de propriedade privada, a URSS era uma nação socialista, que se baseava em uma economia planificada, governada pelo Partido Comunista e sem democracia, características essas que muitas vezes desagradavam o próprio povo que vivia sobre essa forma de governo. Ambos discordavam da forma como o mundo deveria se reerguer depois da destruição causada pela segunda guerra.


O fim da Guerra Fria e suas consequências

No final da década de 1980 a falta de democracia e a crise existente nas repúblicas soviéticas traziam como principal consequência o fim do socialismo. A queda do muro de Berlim em 9 de novembro de 1989 e a unificação da Alemanha marcavam o fim da Guerra Fria. O capitalismo saia vitorioso e aos poucos ia sendo implantado nos países socialistas.


respondido por: oppskarol
51

Mais ou menos em 1950, após a derrota da Alemanha na segunda guerra mundial, o mundo estava dividido entre duas potências: União Soviética e Estados Unidos.

Depois de tantas batalhas, a população estava aliviada com o fim da guerra. Porém, a rivalidade ainda não havia sido completamente desfeita!

Graças ao armamento obsessivo de ambos os países, os governos estavam evitando ao máximo um confronto direto, porque se houvesse mais uma batalha sangrenta com tiros e bombas nucleares, provavelmente as duas potências teriam prejuízos enormes. Por isso, os combates eram somente ideológicos, com o objetivo de provar para o mundo qual era a potência mais poderosa.

Desse jeito, a guerra começou com foco nas expedições aeroespaciais e na ciência. Essa foi a chamada Guerra Fria.

Estados Unidos e União Soviética estavam em uma corrida contra o tempo para provar ao mundo quem conseguiria levar o homem a lua primeiro, e assim, os jornais ficaram lotados de manchetes sobre novas descobertas científicas e narrativas sobre a evolução das armas e das expedições.

Perguntas similares