Respostas
O Toyotismo sucede de outros sistemas produtivos. Esses sistemas surgiram com o objetivo de uma maior produção e lucro para as empresas, com o passar dos tempos e a grande crise nos EUA proveniente da queda da bolsa de valores e a super-produção de automóveis, fizeram com que os sistemas se aprimorassem as situações econômicas. Surge o Toyotismo, sistema moderno que produzia somente o necessário e a valorização do trabalho em equipe, ou seja, a produção em série foi banida das fábricas. Seus princípios são:
Flexibilização da produção – produzir apenas o necessário, reduzindo os estoques ao mínimo.
Automatização – utilizando máquinas que desligavam automaticamente caso ocorresse qualquer problema, um funcionário poderia manusear várias máquinas ao mesmo tempo, diminuindo os gastos com pessoal.
Just in time (na hora certa) – sem espaço para armazenar matéria-prima e mesmo a produção, criou-se um sistema para detectar a demanda e produzir os bens, que só são produzidos após a venda.
Kanban (etiqueta ou cartão) – método para programar a produção, de modo que o just in time se efetive.
Team work ( trabalho em equipe) – os trabalhadores passaram a trabalhar em grupos, orientados por uma líder. O objetivo é de ganhar tempo, ou eliminar os “tempos mortos”.
Controle de qualidade total – todos os trabalhadores, em todas as etapas da produção são responsáveis pela qualidade do produto e a mercadoria só é liberada para o mercado após uma inspeção minuciosa de qualidade. A idéia de qualidade total também atinge diretamente os trabalhadores, que devem ser “qualificados” para serem contratados. Dessa lógica nasceram os certificados de qualidade, ou ISO.