Respostas
- Conhecimento ilógico e intuitivo da realidade - Para encarar o mundo real, os artistas apostavam numa visão intuitiva e obscura da realidade, explorando principalmente o sistema sensorial (visão, tato, olfato, paladar e audição).
- Predomínio do subjetivismo, pois mediante o “contexto”, o resultado não poderia ser outro, senão uma visão individualista do mundo que os cercava.
- Emprego da sinestesia - Para expressar as imagens e sensações, o artista promovia uma inusitada combinação, na qual se estabelecia uma combinação simultânea entre os diferentes órgãos do sentido.
- Concepção mística do mundo - Em consequência da busca pelo mundo “ideal”, difundiam bastante uma fé cristã mais voltada para o mistério e para o misticismo.
- Sentimento de alienação frente à sociedade - Para os simbolistas, o que importava era a busca incessante do próprio “eu”. Funcionando como uma espécie de fuga diante da realidade, sendo que uma visão objetiva da mesma cedia lugar para a análise introspectiva das impressões causadas no artista, diante desta realidade.