(UNEB – BA) Considere os seguintes fragmentos: I. Combinam-se personagens e interesses com o exclusivo objetivo do casamento: é assim que a ideologia burguesa acaba por condicionar as conveniências de classe, maldisfarçadas pelo idealismo com base em virtudes abstratas, assumido pelo escritor. II. Estruturalmente, a forma do romance busca renovação: a intriga cede lugar à análise psicológica ou social, com vistas ao conhecimento das causas profundas do comportamento, seja do indivíduo, seja da classe a que pertence. III. Empresta-se um verniz medieval às façanhas de nossos nativos, como se a civilização pré-cabralina constituísse nossa gloriosa Idade Média.
Respostas
Olá! Espero ajudar!
O Romantismo foi um movimento artístico e literário que teve início na Europa e chegou ao Brasil no início do Séc XIX. No Brasil, uma de suas características principais foi o Nacionalismo, com exaltação da figura do nativo, o indígena era retratado como um herói nacional , exaltação da natureza, da cordialidade do brasileiro, da beleza da mulher nacional.
Na prosa romântica podemos ressaltar o Romance Urbano que tinha como características principais a idealização do amor romântico e o sentimentalismo exacerbado.
O Realismo iniciou no Brasil mais para o final do Séc. XIX, por volta de 1881 em oposição ao Romantismo e tinha como caraterísticas principais a tentativa de se expor o homem e a sociedade tal qual eles se apresentam na realidade, sem a idealização romântica.
I e III referem-se à prosa romântica, e II, à realista.
Letra C.