1)
Na antiguidade nossos ancestrais, na ânsia de entender os fenômenos naturais e a sua condição, criaram explicações mitológicas para compreender o que os cercava. Desse forma, eles explicavam a chuva, a seca, o inverno, o verão, a primavera, o outono, a vida e a morte.
Qual é a principal característica do mito?
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
É um conhecimento ingênuo, sem fundamentos e sem nexos causais.
b)
É um conhecimento crítico e reflexivo com fundamentos.
c)
É um conhecimento absoluto baseado em experiência, experimentação e comprovação.
d)
É um conhecimento com método, levantamento e comprovação de hipóteses.
e)
É um conhecimento que se utiliza de uma metodologia científica para fundamentar a Filosofia.
Respostas
Das alternativas presentes, a que mais se aproxima da verdade é a A (por eliminação, pois as demais são simplesmente falsas).
Contudo, não necessariamente esta é uma descrição justa ou correta do conhecimento baseado em mitos. Apesar de não ter fundamentos científicos, os mitos tinham fundamento social (eram baseados em uma narrativa coletivamente criada e preservada por um povo) e, mesmo sem nexos causais lógicos estritos, os mitos tinham conexão (nexos) uns com os outros, de modo que, mesmo que uma forma imprópria de explicar a realidade, tinham um papel social bastante relevante.
Alternativa Letra A
O mito é fruto das sociedades primitivas, que tinham desejo de dominar o mundo e acabar com o medo e a insegurança do que não era compreendido.
Através do mito o homem é capaz de dar um significado ao mundo, e as coisas que acontecem e estão nele, criando o sentimento de segurança, o mito é uma narrativa que acalma as pessoas.