• Matéria: Pedagogia
  • Autor: bastianaramalho
  • Perguntado 9 anos atrás

Com base no texto abaixo responda: Como é a intervenção do educador nesse processo de pintar das crianças pequenas? Use de 4 a 6 linhas para a sua resposta.



" Na entrevista temos: Avisa lá: Considerando esse fazer intenso das crianças na pintura, qual a medida da intervenção do educador ?

Monique: Então, o que o educador deve fazer é criar situações-problema em função da linguagem da pintura. Lino de Macedo nos ajudou muito a esclarecer essa intervenção. Ele teve uma sacada absolutamente genial num curso que demos em conjunto. Para ele, o objeto de trabalho do pintor não é nem o assunto que ele está pintando nem a sua subjetividade.

O objeto são os elementos da linguagem pictórica: a cor, então o educador cria situações-problema envolvendo a cor, o gesto, então é bom criar situações-problema com o gesto. A partir dos sete elementos da pintura – densidade, textura, linha, traço, gesto, movimento e cor – é possível criar diferentes propostas para as crianças. Por exemplo, uma situação-problema bem colocada é usar as cores primárias primeiro

O educador não deve dispor qualquer cor, ele tem de selecionar as cores com critério porque o mundo da cor, embora seja muito objetivo, é um fenômeno físico a partir do qual podem ser geradas infinitas nuances: há infinitos verdes, infinitos vermelhos.

A questão do pintor é afinar os seus instrumentos perceptivos para usar as cores que, para ele, podem expressar o que quer comunicar. Conhecer o uso da cor na pintura é básico para o educador pensar boas intervenções. Não serve que esse conhecimento seja só teórico, também não serve o conhecimento da história da arte. Ele tem de experimentar minimamente usar a cor. Outro dia fui trabalhar com criança e propus gravura com batatas

Fiz primeiro em casa para sentir quais problemas e sensações esse fazer coloca. Ao fazer antes é possível uma compreensão das questões que as crianças vão ter. Assim é possível funcionar muito como um instrumentador, tornar-se mais sensível para fazer intervenções bem adequadas. Fica-se também mais cuidadoso em relação às interferências do tipo: “Quer um outro papel?” ou
“Já acabou?”.

É um momento muito delicado esse, de “quando está pronto”, porque aí você pode estar interrompendo uma produção importante para a criança; todo cuidado e sensibilidade são poucos para nos relacionarmos com a criança na hora da pintura. Aprender a observá-la é aprender a observar a nós mesmos."

Respostas

respondido por: andreas2
42
O professor tem que criar situações – problema em função da linguagem da pintura, como exemplo usar as sete cores primárias primeiro, como há infinitos tons de vermelho, verde pois embora sendo objetivo é um mundo físico  então isto faz com que a criança desperte para o mundo das cores, expressando o que quer comunicar, e o professor se torna como um instrumentador, mais sensível, para com a criança e cuidadoso, como o próprio texto diz aprender a observar a criança é aprender a observar nós mesmo.  espero ter ajudado

anapaulapasqua: Sete cores primárias? Nunca vi isso! A partir dos sete elementos da pintura – densidade, textura, linha, traço, gesto, movimento e cor – é possível criar diferentes propostas para as crianças. Por exemplo, uma situação-problema bem colocada é usar as cores primárias primeiro ( vermelho, azul e amarelo)
luciuv: Não esqueçam de que o professor deve anteriormente ter a experiência para saber as sensaçoes que a situação está causando. Só assim a intervenção poderá ser mais eficiente.
respondido por: narutuzz
2

Resposta:

rapiscos e garranchos

Explicação:

por que eles estão começando a desenvolver a habilidade modora

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