Leia o texto abaixo:
Muitos autores apresentam diferentes visões sobre a fronteira do domínio da responsabilidade social corporativa. Com relação ao marketing social corporativo não há, também, consenso sobre o que o corpo teórico deveria abarcar. Diferentes definições sobre o que seja marketing social corporativo incluem propostas de responsabilidade social corporativa (p. 31).
Fonte: KEITI, A.; VIEIRA, F. Responsabilidade social corporativa e marketing social corporativo: uma proposta de fronteira entre estes dois conceitos. Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, v.34, n.1, p. 31-40, 2012.
O marketing social é um conceito controverso. No entanto, ao longo da disciplina, pudemos entender um pouco mais sobre a distinção necessária que se deve fazer entre responsabilidade social consciente e ação política puramente mercadológica. Sobre o assunto, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
As empresas são as promotoras da possibilidade de subsistência dos indivíduos dentro de um sistema político-econômico capitalista, no qual o meio de produção privado é disponibilizado para a atividade produtiva.
A responsabilidade social das empresas se constitui como participação compensatória por sua inserção na dinâmica de constituição da sociedade, ou seja, uma ação promotora de desenvolvimento social e cidadania.
Investidas em um espírito claramente corporativista, algumas empresas se valem das ações sociais para angariar poder político e lançar uma crítica ao poder estatal.
a.
Apenas a afirmativa I está correta.
b.
As alternativas I e II estão corretas.
c.
As alternativas II e III estão corretas.
d.
Todas as afirmativas estão corretas.
e.
Apenas a afirmativa II está correta.
Respostas
Olá!
Todas as alternativas estão corretas.
Partindo deste ponto, notamos que a responsabilidade social está ligada a ética e aos valores que uma empresa tem com o meio ambiente e com o mundo ao seu redor.
Deste modo, elementos como a busca por melhores condições para os indivíduos em contato com a empresa, indo desde a diminuição da poluição ou estratégias de manutenção em espaços desagregados, tornam a empresa mais ética e correta perante o mercado econômico.
Por fim, é interessante comentar a última asserção que fala sobre a crítica das empresas que viabilizam a responsabilidade social contra as iniciativas estatais, visto que o Estado em diversos momentos não cumpre medidas para a proteção do meio ambiente, o que acaba abrindo margem para ação de empresas privadas.
Até mais!