Questão 3/5 - Literatura Clássica Leia o seguinte fragmento de texto: “Mas há algumas artes que fazem uso de todos esses meios mencionados, quero dizer, fazem uso do ritmo, da melodia e do metro, como a poesia dos ditirambos e dos nomos, ou a comédia e a tragédia: diferenciam-se, porém, porque aquelas fazem uso de todos os meios ao mesmo tempo, mas essas fazem uso deles por partes. Essas são, então, as diferenças entre as artes quanto aos meios em que se realiza a mímese.” Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GAZONI, Fernando Maciel. A Poética de Aristóteles: tradução e comentários. Pós-Graduação em Filosofia, Universidade de São Paulo, 2006, p. 34. [Dissertação de Mestrado]. . Acesso em 28 de jul. 2018. Aristóteles herda a reflexão antes desenvolvida pelo pensamento platônico para categorizar a mímesis, estabelecendo, no entanto, outras concepções. Considerando a citação anterior e as leituras do texto-base Como anistiar o poeta exilado por Sócrates? a respeito da perspectiva de Aristóteles para categorizar o conceito de mímesis, leia as afirmativas a seguir: I. Na perspectiva aristotélica, a imitação representa o lugar da semelhança e da verossimilhança. II. A obra Poética ganha destaque até hoje nos estudos literários justamente por apontar uma reflexão equilibrada e ampla a respeito de grande parte das artes miméticas, tratando-as em um mesmo patamar de importância. III. Para demonstrar a relevância do fazer, Aristóteles iguala mestres arquitetos como Fídias aos que trabalhavam com as mãos. IV. Ao pensar a mímesis na construção das artes literárias, Aristóteles lhes devolve o valor arcaico tradicional de sabedoria e verdade que havia sido quebrado pelo pensamento platônico. Estão corretas apenas as afirmativas: A I e II B I e III C I e IV D I, III e IV E III e IV
Respostas
Bom dia!
I. Na perspectiva aristotélica, a imitação representa o lugar da semelhança e da verossimilhança. Verdadeira, para ele, tais conceitos representavam o lugar do reconhecimento e da representação.
II. A obra Poética ganha destaque até hoje nos estudos literários justamente por apontar uma reflexão equilibrada e ampla a respeito de grande parte das artes miméticas, tratando-as em um mesmo patamar de importância. Verdadeira, a obra poética era reconhecida um elemento importante de expressão de valores morais, onde havia ali, a purificação das afeições.
III. Para demonstrar a relevância do fazer, Aristóteles iguala mestres arquitetos como Fídias aos que trabalhavam com as mãos. Falsa, a importância do fazer era representada pelas artes.
IV. Ao pensar a mímesis na construção das artes literárias, Aristóteles lhes devolve o valor arcaico tradicional de sabedoria e verdade que havia sido quebrado pelo pensamento platônico. Verdadeira, em sua construção de mimésis Aristóteles estava preocupado em resgatar a verdade sobre as coisas.