(Fatec) Para se estudar a reação que ocorre entre magnésio e ácido clorídrico, três experimentos foram feitos:
Respostas
Olá,
a questão está incompleta, segue o restante:
Experimento I - adicionou-se uma certa massa de magnésio a excesso de solução de ácido clorídrico, a 25°C,medindo-se o volume de hidrogênio produzido a cada 30 segundos.
Experimento II - a massa de magnésio utilizada foi igual à metade da usada no experimento I, mantendo-se todas as outras condições inalteradas (volume do ácido, temperatura, tempo de recolhimento do gás).
Experimento III - utilizaram-se as mesmas quantidades de magnésio e de ácido do experimento I, aquecendo-se a solução de ácido a 35°C.
Os resultados obtidos foram colocados em um gráfico:
Resposta:
A reação entre o magnésio, Mgº , e o ácido clorídrico, HCl, pode ser representada conforme segue:
Mgº(s) + 2HCl(aq) --> Mg²+(aq) + 2Cl-(aq) + H2(g)
O íons H+ do ácido clorídrico oxidam o magnésio formando os íons Mg²+, e são reduzidos, formando o gás hidrogênio.
O gráfico mostra a relação entre o volume de H2(g) formado em função do tempo. Quanto mais rápida for a reação, menor será o tempo em que o gás será formado.
A curva B apresenta volume de gás final igual ao da curva C, no entanto, vemos que leva mais tempo para atingir esse volume. Então essa curva B, é referente ao experimento I, que foi efetuado em temperatura de 25º.
Enquanto a curva C apresentou o volume máximo de H2(g) em menor tempo, isso é compatível com o experimento III, que foi realizado a temperatura de 35º. O aumento na temperatura acelera a velocidade da reação.
Vemos que a curva A apresenta o menor volume formado de gás, isto equivale à situação no experimento II em que foi utilizada metade da massa de magnésico. Menor quantidade de magnésio, significa menor quantidade de gás formado, e o magnésio se torna o reagente limitante da reação.