A trajetória histórica que a Educação Especial percorreu até chegar à perspectiva da Educação Inclusiva foi marcada por práticas sociais segregadoras, poucas pessoas com necessidade educacionais especiais participavam de espaços educativos e escolares. Ao discutir o tema Diversidade humana e seus reflexos na educação, a autora Denise Rodovalho Scussel destaca três períodos que marcaram a trajetória da Educação especial, são eles: normalização, integração e inclusão.
Com base nos estudos realizados, estabeleça a relação entre os períodos da normalização e da inclusão, destacando os princípios orientadores desses ideários.
Nota: A resposta deve ser redigida com base nos capítulos estudados. Deve-se respeitar o mínimo de 7 e o máximo de 12 linhas.
Respostas
respondido por:
12
Olá!
A integração compreende o modelo de ensino baseado nas adpatações dos estudantes frente ao conteúdo programático escolar, em detrimento de suas necessidades educacionais especiais, o que tem gerado uma maior dificuldade de se atender à estas novas demandas.
Já o modelo inclusivo, é mostrado como o oposto, em que a escola reformula seu currículo, capacita profissionais e se remodifica para atender às necessidades educacionais dos alunos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás