De acordo com Nascimento (2006), a Administração Direta está ligada à Presidência da República, aos Ministérios e aos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário e exerce competências pautadas na Centralização Administrativa. Já a Administração Indireta se caracteriza pelas atividades realizadas pelas administração descentralizada do Estado em todas as esferas. Na administração indireta existe alguns órgãos bem conhecidos pela população, mas que acabam sendo tratados como entidades públicas. No entanto, há uma ramificação que distingue: Fundações Públicas; Empresas Públicas; Sociedade de Economias Mistas e Autarquias. STRUETT, Mirian Aparecida Micarelli. Administração Voltada à Gestão Pública. Maringá-Pr.: Unicesumar, 2018. Em se tratando desses órgãos, analise as opções abaixo, e identifique a quais denominações os mesmos pertecem: I - FUNAI / IBGE II - PETROBRÁS / BANCO DO BRASIL III - CAIXA ECONÔMICA FEDERAL / CORREIOS IV - BANCO CENTRAL / INEP Agora analise as alternativas e verifique qual identifica a origem dos órgãos na respectiva ordem correta.
Respostas
Letra D: Fundações Públicas; Sociedade de Economias Mistas; Empresas Públicas e Autarquias Pág. 73 do livro.
resposta correta: Fundações Públicas; Sociedade de Economias Mistas; Empresas Públicas e Autarquias.
conforme pag 73 do livro
■ Fundações Públicas: personalidade jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, por exemplo, a FUNAI, o IBGE e a Fundacentro;
■ Empresas Públicas: personalidade jurídica de direito privado, com patrimônio próprio e capital exclusivo da União, por exemplo, a Caixa Econômica Federal, o Banco Nacional de Desenvolvimento e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos;
■ Sociedade de Economias Mistas: personalidade jurídica de direito privado, com ações com direito a voto que pertencem à União, por exemplo, a Petrobrás, Bolsa de Valores e o Banco do Brasil.
■ Autarquias: personalidade jurídica com patrimônio e receitas próprias para executar atividades típicas da Administração Pública; são exemplos conhecidos: o Banco Central, as Agências Reguladoras, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) e órgãos como o Conselho Administrativo da Defesa Econômica (CADE), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq) e também as Universidades Federais.