Respostas
Insulina facilita a entrada da glicose nas células (onde ela será utilizada para a produção de energia) e o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. Ela retira o excesso de glicose do sangue, mandando-o para dentro das células ou do fígado. Isso ocorre, logo após as refeições, quando a taxa de açúcar sobe no sangue. A falta ou a baixa produção de insulina provoca o diabetes, doença caracterizada pelo excesso de glicose no sangue (hiperglicemia).
Glucagon funciona de maneira oposta à insulina. Quando o organismo fica muitas horas sem se alimentar, a taxa de açúcar no sangue cai muito e a pessoa pode ter hipoglicemia, que dá a sensação de fraqueza, tontura, podendo até desmaiar. Quando ocorre a hipoglicemia o pâncreas produz o glucagon, que age no fígado, estimulando-o a “quebrar” o glicogênio em moléculas de glicose. A glicose é, então enviada para o sangue, normalizando a taxa de açúcar.
Insulina: serve para facilitar a entrada de glicose nas células, e também o armazenamento no fígado, na forma de glicogênio. Sua função é tirar o excesso de glicose no sangue, que é mandado para o fígado, ou dentro das células. A falta de produção de insulina pode provocar diabetes.
Glucagon: acontece ao contrário da Insulina, ou seja, em vez de diminuir a glicose, esse hormônio faz com que aumente o nível de glicose no sangue, e isso acontece caso o organismo fica por muito tempo sem comer, e a taxa de açúcar no sangue acaba caindo muito, e a pessoa fica com bastante fraqueza e tontura.