• Matéria: Sociologia
  • Autor: criscat6pddesp
  • Perguntado 7 anos atrás

Zabala (200 enfatiza que o modelo capitalista promoveu, sob uma distribuição de tarefas fordistas, uma contínua especialização do trabalho desmembrando as fases do processo produtivo. Isso teve forte influência no âmbito produtivo do sistema educativo. Qual a decorrência de tal fato na seleção de conteúdos curriculares?


a) Participação dos docentes na escolha dos conteúdos curriculares.


b) Um currículo preparado para formar cidadãos.


c) Interferência dos poderes não hegemônicos na decisão de escolha de conteúdos curriculares.


d) Conteúdos curriculares dependentes das exigências da realidade do aluno.


e) Indução e condicionamento do processo de seleção dos conteúdos escolares e sua maneira de organizá-los em disciplinas.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
54

O modelo fordista (e taylorista) da administração científica defendia que os processos deveriam ser separados em seus elementos mais simples, de modo que cada trabalhador fosse responsável pela execução (mecânica) de uma atividade simples e bem determinada.

Isto fez com que na escola também se buscasse separar os conteúdos e disciplinas da forma mais simples e dividida possível, de modo que cada professor era responsável por ensinar aquele "fragmento" da educação dos alunos que, juntando os "fragmentos" sairiam "prontos" da "linha de montagem".

É correta a alternativa E.

respondido por: marciagilbreder
37

Resposta:

e) Indução e condicionamento do processo de seleção dos conteúdos escolares e sua maneira de organizá-los em disciplinas.

Explicação:Essa forma de entender o trabalho e a atuação humana induziu e condicionou o processo de seleção de conteúdos numa compartimentação multidisciplinar

Perguntas similares