Questão 5 (PUC-SP) É comum encontrar, nas referências sobre a urbanização no século XX, menções ao fato de ela ter sido fortemente marcada pela metropolização. De fato, as metrópoles são fundamentais para se entender a vida urbana contemporânea. A respeito das metrópoles modernas brasileiras, pode-se afirmar que: a) não são aglomerações tão grandes quanto as de outros países, porque elas são fragmentadas em vários municípios, como no caso de São Paulo. b) são configurações cujas dinâmicas, em alguns casos, levaram seus limites para além do núcleo municipal de origem, formando aglomerações multimunicipais. c) elas são aglomerações modestas em razão da inviabilidade de se administrar em países pobres áreas urbanas de grande porte. d) apenas uma delas pode ser considerada de fato metrópole, logo, não se pode afirmar que no Brasil houve uma urbanização metropolitana. e) elas estão com o seu crescimento paralisado, sofrendo, em alguns casos, encolhimento, em função de novas políticas de planejamento.
Respostas
Letra B.
Porque as metrópoles brasileiras foram formadas a partir das grandes mudanças ocorridas na área urbana em que se encontram. Dentre estas mudanças, podemos destacar:
necessidade de criação de uma rede de transportes - para gerar maior mobilidade para as pessoas das cidades maiores e menores.
aumento da atividade industrial - principalmente na Região Sudeste do Brasil. No Brasil, as duas grandes metrópoles são representadas por: Rio de Janeiro e São Paulo (ambas da Região Sudeste).
êxodo rural - muitas pessoas saíram do campo e foram para a cidade em busca de melhores condições de emprego.
disponibilidade de mão-de-obra - as pessoas oriundas de outras regiões do país contribuíram significativamente para o crescimento dessas metrópoles, muito por conta da necessidade de trabalho e ganho financeiro (que era baixo).
Mantenha-se fiel aos seus objetivos de vida!