• Matéria: Artes
  • Autor: gordigoangra
  • Perguntado 9 anos atrás

A Imperial Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro enviava outros artistas para a Europa, através do sistema de bolsas de estudos.
Como pensionistas do Estado, os artistas contemplados com o Prêmio Viagem ficavam submetidos à rígida legislação, pela qual lhes eram cobradas uma série de tarefas e obrigações, garantindo assim o sucesso e a manutenção da bolsa.
Quais foram as obrigações atribuídas a Vitor Meirelles durante o tempo em que esteve na Europa?

Respostas

respondido por: itamaranderson
15
Leia e descreva seu próprio texto:

 Entre essas tarefas estava a remessa regular de obras realizadas no exterior. A feitura destes trabalhos artísticos era determinada pela Congregação da Escola no Brasil. Para garantir a manutenção deste campo simbólico, nenhum desvio desta linha doutrinária era permitido, sob pena de ser imediatamente suspenso o custeio de sua permanência fora do País Enquanto os outros artistas mandavam um desenho ou dois, Victor Meirelles mandava dez ou vinte. Então o Imperador e os intelectuais da Academia sentiram que encontraram o artista que procuravam. E é por isso que Victor Meirelles conseguiu a prorrogação da bolsa de estudos por oito anos. O período normal era apenas de três anos. Victor Meirelles analisou a documentação sobre o índio e sobre o Brasil, e onde também encontrou a carta de Caminha, que tinham descoberto um pouco antes. Estudou a carta com afinco para representar a missa descrita por Caminha.

keullymk: CERTINHO OBRIGADA
Perguntas similares