• Matéria: Filosofia
  • Autor: rebecabmoura
  • Perguntado 8 anos atrás

Considere o trecho de Ortega y Gasset reproduzido no livro de Filosofia Política.


“[...] assim, quando em uma nação a massa se nega a ser massa, isto é, a seguir a minoria diretora, a nação se desfaz, a sociedade se desmembra, e sobrevém o caos social, a invertebração histórica”.


Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ORTEGA y GASSET, Jose. Apud ALMEIDA, Antônio Charles Santiago. Filosofia Política. Curitiba: Intersaberes , 2015. p. 223.


O sentido da frase acima sintetiza, para Ortega y Gasset, a distinção entre agir de forma nobre de agir como massa. A partir do que foi exposto no livro da disciplina, Filosofia Política, assinale a alternativa correta que melhor corresponde a essa visão de Ortega y Gasset:

A
Ter direitos e privilégios diferenciados na sociedade é uma lei de natureza irrevogável.

B
Uma massa desprovida de reflexão crítica é uma ficção, pois todos os homens são capazes de agir e refletir como filósofos.

C
Não se submeter ao autoritarismo do poder de Estado é uma necessidade imperiosa da luta contra a dominação e opressão.

D
A massa, quando deixa de ser massa e tenta ocupar um papel que não é seu e que é reservado a uma minoria dirigente, cai na vulgarização, na mediocridade.

E
A dominação de uma classe social por outra é o permite que haja a distinção entre nobres e massa.

Respostas

respondido por: LissCorn
7

D  

A massa, quando deixa de ser massa e tenta ocupar um papel que não é seu e que é reservado a uma minoria dirigente, cai na vulgarização, na mediocridade.

Perguntas similares