• Matéria: Saúde
  • Autor: larioliveira04
  • Perguntado 8 anos atrás

Segundo Garnelo (2012), apesar dos anos de espera pelo reconhecimento de um sistema de atenção a saúde que atendesse às especificidades do povo indígena, ainda há pontos de tensão na esfera da gestão a serem solucionados, relações que tem sido marcadas por conflitos e contradições em transferências das execuções de ações de saúde.

Um dos pontos de tensão apontados pela autora está relacionado com o fato de que essa política em saúde deve ser de atenção integral de uma única esfera de governo, mas isso não acontece em virtude de haver:

Escolha uma:
a.

Um êxodo dos integrantes das aldeias que teriam condições culturais e educacionais de auxiliarem os profissionais na comunicação, conhecimento e atendimento da população residente nas aldeias.

b.
Dificuldades de relacionamento com as gestões municipais, contrárias às questões indígenas, pois há a descentralização das ações de saúde da esfera federal – responsável pelo desenvolvimento das políticas de proteção aos direitos indígenas - para a esfera municipal - conforme regulamentação do SUS. CORRETO!!!

c.

Políticas assistenciais incapazes de dar respostas adequadas às demandas de saúde e sociais, identificadas nessa população, que também possui dificuldades de acessibilidade.

d.

Dificuldades na composição de equipes multiprofissionais capacitadas a realizar ações de saúde nessa população, que atendam adequadamente suas demandas e especificidades.

e.

Interesse político e financeiro de esfera estadual, o que possibilitaria mais repasse de verba para determinado Estado, uma vez que há o envolvimento de dois Ministérios em ações essenciais aos interesses políticos, tais como saúde e ação social por meio do PBF.

Respostas

respondido por: jonathaschausse
41

b.

Dificuldades de relacionamento com as gestões municipais, contrárias às questões indígenas, pois há a descentralização das ações de saúde da esfera federal – responsável pelo desenvolvimento das políticas de proteção aos direitos indígenas - para a esfera municipal - conforme regulamentação do SUS.

respondido por: FDS
15

Dificuldades de relacionamento com as gestões municipais, contrárias às questões indígenas, pois há a descentralização das ações de saúde da esfera federal – responsável pelo desenvolvimento das políticas de proteção aos direitos indígenas - para a esfera municipal - conforme regulamentação do SUS.  Correto

Perguntas similares