(UFMT) A emancipação política do Brasil deu-se no contexto de insatisfações portuguesas diante da atitude protelatória de D. João VI. A elevação do Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e a Algarves, em 1815, provocou descontentamentos posteriores, até que a solução encontrada envolveu o retorno da Corte para Portugal em 1821. Sobre a temática, assinale a afirmativa correta: A - D. Pedro I, na condição de Príncipe Regente, atendeu aos clamores populares e decidiu desobedecer à convocação das Cortes de Lisboa em manifestação pública, no Rio de Janeiro, no dia 9 de janeiro de 1822. B - Os partidários da manutenção da Corte Portuguesa no Brasil eram favoráveis à abolição da escravidão, à reforma agrária e ao rompimento definitivo com a antiga metrópole. C - A revolução do Porto, movimento de cunho liberal que eclodiu em 24 de agosto de 1820, tinha intenção de emancipar o Brasil, desmembrando o que ainda estava no império ultramarino português. D - D. João VI retornou a Portugal em 1821, após ter se recusado a atender as manifestações populares que o pressionavam a jurar obediência à nova constituição portuguesa. E - D. Pedro I, profundamente marcado por concepções liberais e democráticas, acatou as deliberações da Assembléia Constituinte de 1822.
Respostas
Olá!!
A resposta correta é a de letra A - D. Pedro I, na condição de Príncipe Regente, atendeu aos clamores populares e decidiu desobedecer à convocação das Cortes de Lisboa em manifestação pública, no Rio de Janeiro, no dia 9 de janeiro de 1822.
Bom, o processo de independência começou pois os brasileiros não aguentava mais sustentar a metrópole que era Portugal, foi então que Príncipe Regente Dom Pedro I com a apoio da aristocracia brasileira criaram o Partido Brasileiro para se livrarem dos portugueses.
Assim a grande maioria da população pediu que D. Pedro I continuasse como representante da nação. No fim os deputados portugueses que ainda estavam presentes aqui não gostaram dessa situação que se findou na guerra da independência.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!
Resposta:
A resposta certa é a letra A.
Dom Pedro 1, na condição de príncipe regente, atendeu aos clamores populares e decidiu desobedecer à convocação das cortes de Lisboa em manifestação política, no Rio de Janeiro, no dia 9 de Janeiro de 1822.