As forças intermoleculares entre as moléculas do dimetil propano e do etanol explicam a ordem de grandeza de suas temperaturas de ebulição justifique
Respostas
Olá!
As forças ou interações intermoleculares podem ser principalmente:
- dipolo Instantâneo – dipolo induzido - ocorrem entre moléculas apolares;
- dipolo – dipolo - ocorre entre moléculas polares;
- ligações de hidrogênio - ocorre quando a molécula possui um átomo de hidrogênio liga a um átomo eletronegativo (flúor, oxigênio ou nitrogênio);
Dentre essas as interações, as ligações de hidrogênio são as mais fortes, seguida das interações dipolo-dipolo e as mais fracas são as interações de dipolo instantâneo - dipolo induzido.
Os pontos de ebulição das substâncias é explicado, em partes, pelas interações intermoleculares que a espécie possui. Quanto mais forte a interação maior o ponto de ebulição.
No caso, o dimetilpropano é uma molécula apolar e portanto só teria a interação dipolo Instantâneo – dipolo induzido. Já o etanol, possui um átomo de oxigênio ligado ao hidrogênio, o deu ocasiona em uma ligação de hidrogênio.
A tipo de interação no etanol é mais forte que no dimetilpropanao, então espera-se que o etanol tenha um ponto de ebulição maior.
Espero ter ajudado!