Ao ser solicitado a inspecionar o funcionamento de uma máquina, em cuja ordem de serviço o operador relatava que ela estaria operando com a velocidade reduzida, o eletrotécnico consultou o catálogo do fabricante e se deparou com os dados: motor assíncrono trifásico 8 polos; frequência 50Hz; tensão 220Vac; escorregamento 6,66%. Com o intuito de comparar o valor no catálogo do fabricante, para o escorregamento com o valor na máquina, o eletrotécnico se deslocou ao local onde se encontrava o equipamento para a realização da medição.
O instrumento de medida adequado para a realização dessa atividade é o
a
tacômetro.
b
voltímetro.
c
ohmímetro.
d
megômetro.
e
amperímetro.
Respostas
Olá!
Os motores de indução trifásicos são amplamente utilizados nas indústrias por serem construídos de forma mais simples exigindo baixos custos de manutenção, alimentação e controle, quando comparados com outros tipos de motores como os monofásicos e os de corrente contínua, por exemplo.
O escorregamento do motor é a perda de velocidade no rotor do motor (calculado a partir da diferença entre a velocidade do campo girante magnético e a velocidade medida no eixo dele (rotor) dividida pela primeira (ambas em rotações por minuto), e tudo multiplicado por 100, obtendo um valor em porcentagem.
Para o eletrotécnico comparar o valor do escorregamento do catálogo do fabricante com o valor na máquina, o instrumento de medida adequado é o tacômetro que é um equipamento utilizado para a medição do número de rotações, em RPM, de motores.
Portanto, a alternativa correta é a letra A.