Respostas
Também conhecida como Revolução Farroupilha, A Guerra dos Farrapos foi um conflito regional contrário ao governo imperial brasileiro e com caráter republicano. Ocorreu na província de São Pedro do Rio Grande do Sul, entre 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.
A Revolução Farroupilha, também conhecida como Guerra dos Farrapos, foi a rebelião mais longa que consta no período regencial no Brasil, ela durou dez anos (de 1835 até 1845). Ela aconteceu no Rio Grande do Sul, motivada pelos grandes proprietários de terra (estancieiros) que estavam insatisfeitos com as altas taxas de impostos (política fiscal) que eram cobrados em cima dos seus produtos pelo governo imperial. Logo, pediram a separação e a instauração de uma republica para que tivessem liberdade comercial e política.
Mais causas da Revolução Farroupilha
Na província do Rio Grande do Sul o charque (a carne seca) era a principal alimentação dos escravos no Sudeste e Nordeste.
Os estancieiros estavam bem descontentes com a cobrança de impostos feita pelo governo. Pelo fato de existir uma enorme cobrança ao mesmo tempo em que o charque produzido pelo Uruguai e Argentina tinha taxas menores. Consequentemente o charque brasileiro ficava menos competitivo.
Os estancieiros queriam que o charque estrangeiro fosse taxado para que a concorrência entre o nacional e estrangeiro fosse justa.
Uma curiosidade: a palavra farrapos foi utilizada pelo fato dos trajes maltrapilhos que eram usados pelo exército rebelde.
Outras causas ajudam a entender os fatos, como:
- Havia uma insatisfação com as taxas do gado na fronteira Brasil Uruguai
- Havia uma insatisfação com a criação da Guarda Nacional
- Havia uma insatisfação com a centralização do governo e a ausência de autonomia na província
- Havia, na região, uma circulação de ideias republicanas e federalistas
Entenda mais sobre a Revolução Farroupilha em: https://brainly.com.br/tarefa/18830169
https://brainly.com.br/tarefa/5725129
#SPJ2