Numa partida de vôlei, a equipe vencedora é aquela que primeiro vence três sets entre um total máximo de 5.
Para vencer um set, a equipe deve marcar pelo menos 25 pontos e ter uma diferença mínima de 2 pontos com o adversário. A única exceção é o 5º set, em que são necessários pelo menos 15 pontos e a diferença de 2 pontos com a equipe adversária. Nestas condições, ainda é possível que a equipe derrotada faça mais pontos do que a equipe vencedora ao longo da partida.
Qual o valor máximo de pontos a mais que a equipe derrotada teria em relação à equipe vencedora?
Escolha uma:
a. 38
b. 44
c. 46
d. 48
e. 50
Respostas
Olá!
A resposta correta é a letra B que corresponde a quarenta e quarenta e quatro pontos, pois se o time ganhasse dois sets de 25 a 0 abriria 50 pontos de vantagem em relação ao time rival.
Mas o time rival ganhado os outros três sets pela pontuação mínima conseguiria dois pontos de vantagem em cada set, ao fim seriam 6 pontos acumulados nesses três sets, esses seis pontos são subtraídos de 50 o que corresponde a 44.
Resolução
Comentários
O que é perguntado?
Pergunta-se, em relação a jogos de volei, o valor máximo de pontos que a equipe perdedora pode ter feito a mais do que a vencedora.
1.Eliminação das falsas
A princípio, não é possível eliminar alternativas.
2.Resolução Objetiva
Para iniciar, vamos nomear as duas equipes de A e B e considerar que ao final da partida a equipe A é vencedora.
Para que a equipe B tenha feito mais pontos que a equipe A, mesmo sendo derrotada, significa que a equipe A deve ter feito o menor número de pontos possíveis para vencer. E a equipe B deve ter feito o maior número de pontos sem vencer, conforme está dito no enunciado.
A equipe A é vencedora com as seguintes situações:
(I) A 3 x 0 B
(II) A 3 x 1 B
(III) A 3 x 2 B
Na situação I, são jogados apenas 3 sets de 25 pontos (ou mais) cada. Nessa situação, como B não ganhou nenhum set, a equipe não obteve nenhuma vantagem de pontos em relação a B durante todo o jogo.
Na situação II, são jogados 4 sets de 25 pontos (ou mais) cada. Nessa situação, haverá apenas um momento em a pontuação do time B será maior que a do time A, o que não contrabalanceará no total de pontos. Isso ocorre, pois B só esteve à frente do time A em um set.
Na stiuação III, são jogados 5 sets, dos quais 4 são de 25 pontos (ou mais) e o ultimo é de 15 pontos (ou mais).
Nesse caso, necessariamente a equipe A vence 2 sets de 25 e o último set de 15, enquanto que a equipe B vence 2 sets de 25 pontos. Vamos esquematizar em uma tabela pra facilitar:
Retomando o que foi dito, equipe A deve pontuar o mínimo possível e a equipe B o máximo. A menor pontuação possível é zero e a maior é a diferença de 2 pontos. Assim, a tabela ficaria da seguite forma:
Somando os pontos, temos que:
A = 25 + 25 + 15 = 65
B = 23 + 23 + 25 + 25 + 13 = 109
Ou seja, a máxima diferença é de 109 – 65 = 44.
Assim, a alternativa correta é a B.
Temos essas informações quando o enunciado nos pergunta qual a pontuação máxima que a equipe perdedora pode ter feito sobre a vencedora. Ou seja, a equipe A tem que ter feito a menor quantidade possível de pontos que mesmo assim a tornasse vencedora.
Ainda que você se pergunte o porquê de descartamos de cara a situação II, lembre-se de que o enunciado pede a pontuação máxima. E parece claro que a pontuação máxima de B só ocorre quando ela tem o maior número de vitórias de sets possíveis, ou seja, na III situação.
Para alcançarmos a máxima pontuação de A e a mínima de B, primeiro estipulamos, no passo anterior, quem ganhou cada set, para depois completamos a pontuação do outro time. Sendo assim, quando A ganha o set, é por apenas 2 pontos de diferença, o que é necessário para se declarar sua vitória no set. Já quando B ganha, significa que A faz 0 pontos.
3. Check de consistência
Em alguns casos o check de consistência não é eficiente como alocação do seu tempo dentro de uma prova. Esse é um desses casos. Mais a frente, em outros módulos online esse assunto será abordado sugerindo critérios para lhe ajudar a decidir quando é vantagem desenvolvê-lo.