A noção de ética, compreendida como um bem supremo da vida humana adquiriu valor a partir das elucubrações dos filósofos: Aristóteles, Platão e Sócrates. Embora esses três pensadores tenham desenvolvido reflexões distintas sobre o mesmo conceito, é consensual atribuir a eles o entendimento de ética que concebemos hoje em dia. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Aristóteles afirma que o conhecimento é uma virtude e que este leva à plenitude e à vida eterna. II- Sócrates acreditava que a moral é a arte de preparar o sujeito à felicidade fora da vida terrena. III- Aristóteles é o filósofo que refletiu sobre a felicidade alcançada através da moderação de suas paixões. IV- Nenhum dos pensadores mencionados no texto refletiu sobre a noção ética.

Respostas

respondido por: thaynnaba
14

olá!

no caso em questão podemos afirmar que alternativa correta é a III, qual seja: III- Aristóteles é o filósofo que refletiu sobre a felicidade alcançada através da moderação de suas paixões.

Isso porque tanto como Aristóteles, Platão como Sócrates foram filósofos gregos que tinha por base dos seus estudo filosóficos a ética. nesse sentido, a ética pode ser considerada como um valor diferente da moral, tendo em vista seu caráter universal.

nesse aspecto Sócrates acreditava que a felicidade é alcançada através da moderação das paixões, enquanto Platão acreditava que a moral prepara o individuo pra vida extraterrena.

espero ter ajudado!

Perguntas similares