• Matéria: Biologia
  • Autor: JuuzouSuzuya12
  • Perguntado 7 anos atrás

Charles Darwin, apesar de ser um dos homens que mais contribuíram para mudar q visão do homem do século XX, cometeu muitos equívocos, como q teoria da pangênese. O que diz essa teoria? Quais são os equívocos dela?

Respostas

respondido por: raimundan291
140
A doutrina do Darwinismo Social, que considerava algumas “raças” inferiores e menos sofisticadas que outras, serviu de base para a ideologia imperialista europeia de fins do século XIX e início do século XX. As potências europeias lançaram-se à colonização dos continentes africano e asiático valendo-se do argumento de que levariam a “civilização” e o “progresso”, sobretudo tecnológico, a tais continentes.
respondido por: senaarthurbacon64
6

Resposta:

Em 1868, Darwin publica seu livro The variation of animals and plants under domestication, no qual expõe sua teoria da hereditariedade. Nela se encontrava o pressuposto de que o desenvolvimento era fundamental para compreensão do processo evolutivo.

No artigo Pangênese, genes, epigênese, Os autores defendem que a teoria da pangênese era coerente com as questões científicas e epistemológicas do seu tempo e apresentava diversas singularidades em relação às demais ideias sobre hereditariedade do século XIX. Mais que isso, a pangênese é interpretada como um audacioso projeto de Darwin para integrar a teoria evolutiva, a hereditariedade e o desenvolvimento num sistema único. Por que este suposto projeto darwiniano fracassou e a pangênese ficou conhecida como o grande erro de Darwin? A resposta para esta pergunta, segundo os autores, está na emergência nas primeiras luzes do século XX do modelo mendeliano como sistema explicativo da herança biológica.

Explicação:

Perguntas similares