Tecnologias assistivas, legislação e minorias sociais: relatório
Você já sabe que o projeto integrador deste bimestre é voltado às tecnologias utilizadas para o sucesso da aprendizagem, ou seja, para a efetivação do direito à educação, que é alvo de discussão dos primeiros módulos da nossa disciplina. Contudo, sabemos que é preciso atender às inúmeras particularidades das pessoas para que todos possam de fato ter acesso à educação. Assim, atendendo a algumas minorias, temos as tecnologias assistivas, que podem se tornar ferramentas importantes para uma educação que seja inclusiva de verdade.
A proposta desta atividade se volta à construção de um relatório que relacione o que está previsto em leis e políticas públicas às possibilidades de execução do que está previsto, como tecnologias assistivas e práticas docentes. Para cumprir essa proposta, será preciso completar as seguintes etapas:
Destacar as leis que definem a educação especial como modalidade;
Destacar as leis que definem e prescrevem o uso de tecnologias nos processos educacionais;
Relacionar os dois conjuntos de leis, percebendo seus pontos de intersecção;
Destacar as principais tecnologias assistivas possíveis;
Relatar, utilizando os pontos de intersecção entre as leis da educação especial e da tecnologia na educação, as possibilidades de uso das tecnologias assistivas para garantir o direito à educação de várias minorias sociais.
Você deve responder a estas provocações por meio de um relatório escrito em texto claro e coerente, sem erros ortográficos e gramaticais. Traga citações, de acordo com a ABNT, de leis, documentos oficiais e autores para embasar os debates. Salve seu relatório em pdf, com no máximo 10 MB, e insira-o no AVA.
Protocolo
Rubrica - Semana 4
Respostas
Olá!
As tecnologias assistivas na educação tratam do auxílio a vida diária e prática, com materiais pedagógicos que possam distribuir de maneira adequada a ação do professor, como:
O acesso ao computador;
A mobilidade em seu uso;
Recursos para deficientes visuais;
Aparelhos para indivíduos com deficiências auditivas e adaptação em veículos escolares.
Devemos destacar também que o artigo 1° da Lei Brasileira de Inclusão, busca a igualdade e exercício dos direitos fundamentais dos indivíduos com deficiência, cabendo a instituição escolar e o Governo promoverem medidas úteis para um melhor aproveitamento do ensino.
Por fim, notamos importância da introdução dos alunos junto às novas tecnologias de maneira correta, sendo o ambiente escolar um veículo importante nessa transmissão, pois além de socializar o aluno ela também poderá incluir seu uso em elementos cotidianos como o auxílio a pesquisa por exemplo.
Até mais!