• Matéria: Biologia
  • Autor: theworldsoccer2018
  • Perguntado 7 anos atrás

Olivia, canadense, 28 anos, e Alana, americana, 24, nasceram por meio de técnicas de reprodução assistida. No caso de Olivia, seu pai era infértil. Na história de Alana, sua mãe queria um filho, mesmo sem ter um marido. Por isso, tanto a mãe de Olivia quanto a mãe de Alana recorreram a doadores anônimos de esperma – prática comum e permitida. Hoje, porém, as duas meninas, já crescidas, querem saber quem são seus pais biológicos, os homens que cederam seus espermatozoides e, por conseguinte, metade do material genético de cada uma.

Olivia sempre soube que foi gerada com esperma doado. E é com o apoio dos pais que ela tenta obter na Justiça canadense a autorização para acessar as informações sobre o doador. Alana também sabe desde criança que seu pai biológico é um doador de esperma. Mas a inquietação em relação às suas origens a levou a buscar a identidade do doador e a criar um site no qual reúne histórias de jovens como ela, de doadores e de pais.

O sentimento de Olivia e Alana é comum entre filhos gerados da mesma maneira. O livro “O Nome do meu Pai é Doador”, traz uma pesquisa na qual foram ouvidos 485 adultos cujas mães recorreram a esperma doado. Dos entrevistados, dois terços gostariam de ter acesso aos dados do doador. Para 45% dos participantes, o modo como foram concebidos é razão de incômodo.



No Brasil, os procedimentos de reprodução assistida, incluindo a doação de gametas, são regulamentados pelo Conselho Federal de Medicina, através da Resolução 2.168/2017, publicada no D.O.U. de 10 de novembro de 2017, página 73 – seção I. De acordo com esse regulamento, avalie as afirmativas a seguir:



I. A doação de gametas tem caráter lucrativo ou comercial, porém é estabelecido um valor que não pode ser excedido.

II. A idade limite para ser um doador de gametas é de 40 anos para homens e mulheres.

III. O registro dos nascimentos evitará que um(a) doador(a) produza mais de duas gestações de crianças de sexos diferentes em uma área de um milhão de habitantes.

IV. A escolha dos doadores é de responsabilidade do médico assistente que deve, dentro do possível, garantir maior semelhança fenotípica e máxima possibilidade de compatibilidade com a receptora.

Agora assinale a alternativa que apresenta a resposta CORRETA:

Escolha uma:
a.
Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

b.
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

c. Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d. Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e.
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.

Respostas

respondido por: amandaalper
21

III e IV estão corretas.


respondido por: jessycazaylla
16

Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.

Perguntas similares