Leia o excerto a seguir. “[...] ver as coisas do mundo como uma relação capaz de ter tido um nascimento, capaz de ter um fim ou uma transformação. Ver as coisas do mundo como a relação entre elas. Ver que a verdade está mais no olhar que naquilo que é olhado. [...] é não transformar a diferença em hierarquia, em superiores e inferiores ou em bem e mal, mas vê-la em sua dimensão de riqueza por ser diferença”. ROCHA, E. P. G. O que é etnocentrismo. 16. ed. São Paulo: Brasiliense, 2000, p. 20. O excerto aborda a importância de tratarmos tudo aquilo que é diferente a partir de suas potencialidades, partindo de um entendimento de que as coisas e as pessoas se constroem por meio de diversas contingências, sejam elas históricas, sociais, econômicas, políticas, etc. Sendo assim, assinale a alternativa que melhor representa tal forma de compreendermos a realidade.
a.Relativismo cultural.
b. Miscigenação.
c. Igualdade.
d.Representatividade.
e. Etnocentrismo.
Respostas
respondido por:
30
Olá!
A alternativa A está correta.
A sociedade deve partir do pressuposto que conceitua o relativismo cultural, ou seja, não devemos hierarquizar culturas por cor, crença, linguagem ou por condições financeiras.
Devemos valorizar a igualdade independente do etnocentrismo e das práticas preconceituosas e xenofóbicas, principalmente nos locais que tem sem seu contexto histórico a miscigenação de diversas culturas como o Brasil por exemplo, que ao longo de sua formação teve a presença de inúmeras culturas, nos tornando o país que somos hoje.
Valeu!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás