TEXTO 1 Esta estatueta cicládica (1) [...] tem uma postura alerta, que talvez reflita uma sociedade menos incerta e mais avançada. Embora careça de mãos, seus braços cruzados e magros [...] decerto parecem mais vigorosos e potentes que os débeis tocos que repousam sobre os seios inflados das figuras da Idade da Pedra. Está entrincheirada, abraçando só a si mesma.Mas a atitude dos ídolos cicládicos pode ser uma miragem provocada pela mudança de contexto. Fotografadas e exibidas em museus, as estatuetas são dispostas verticalmente, como se estivessem de pé. Como a Vênus de Willendorf (2), porém, elas talvez devessem originalmente se reclinar como adormecidas ou mortas, preparadas para a imolação ou a sepultura.Camille Paglia ajuda a interpretar artefatos pré-históricos, pois lembra que a) a relatividade entre atividade e passividade é marca da visão de mundo do período arcaico. b) o gestual é elemento importante para a captação de orientação mística de uma obra primitiva. c) a arte das sociedades antigas trabalha com princípios estéticos e formais de caráter universal. d) o caráter sintético de traços dificulta a compreensão da arte remanescente da Idade Antiga. e) a leitura de um objeto pode falhar por causa da maneira com que é observado na atualidade.
Respostas
respondido por:
100
Geekie teste sakdhjafdg
respondido por:
34
Letra E: a análise de Camille Paglia nos demonstra como a leitura de um objeto pode falhar por causa da maneira como ele é observado na atualidade, visto que inevitavelmente nossa visão acaba sendo incerta e facilmente influenciável.
Ao abordar artes muito antigas como Vênus de Willendorf, Camille Paglia exemplifica com a nossa visão sobre as mesmas pode estar completamente equivocada, visto que não sabemos qual o propósito e interpretação que os povos que as criaram possuíam.
Há um abismo milenar de informação que não conseguimos acessar sobre as obras Vênus de Willendorf.
Para mais:
https://brainly.com.br/tarefa/9026894
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás