Há posição de “centro”. Esse pensamento consegue defender o capitalismo sem deixar de se preocupar com o lado social, segundo alguns autores. A origem desse termo vem da Roma Antiga, que o descreve na frase “In mediun itos” – a virtude está no meio (fonte adaptada: ). Considerando esta citação, leia atentamente as seguintes afirmações: I Em teoria, a política de centro prega mais tolerância e equilíbrio na sociedade, mas pode estar mais alinhada com a política de esquerda ou de direita. II A política de centro também pode ser chamada de terceira via, que idealmente se apresenta como uma superação da concepção de direita e esquerda. III Os adeptos do centro são considerados os mais conservadores, discordando de políticas sociais como educação gratuita e apoio aos mais pobres. É VERDADEIRO o que se afirma em a. I, II e III. b. II e III, apenas. c. II, apenas. d. I e II, apenas. e. I e III, apenas.
Respostas
I Em teoria, a política de centro prega mais tolerância e equilíbrio na sociedade, mas pode estar mais alinhada com a política de esquerda ou de direita.
Falso. Em teoria, a política de centro não se alinha com direita ou esquerda, já que opõe-se a perspectivas dos dois lados, para propagar uma outra opção. Na prática, sim, está aliada à esquerda ou à direita.
II A política de centro também pode ser chamada de terceira via, que idealmente se apresenta como uma superação da concepção de direita e esquerda.
Correto. A política de centro pode ser entendida como um terceira via e geralmente procura se afastar da esquerda e da direita, ao menos em termos teóricos, como já afirmado.
III Os adeptos do centro são considerados os mais conservadores, discordando de políticas sociais como educação gratuita e apoio aos mais pobres.
Falso. A postura do centro preocupa-se com os aspectos sociais, como a oferta da educação pública de qualidade. O apoio aos mais pobres também está em seu hall de ideias.