Respostas
as principais diferenças entre o Catolicismo e a Ortodoxia residem nos seguintes pontos:
1- A Igreja Ortodoxa não reconhece a autoridade do Papa, embora tenha havido, ultimamente, uma certa aproximação entre estas duas igrejas.
2- Ao contrário dos católicos, os cristãos ortodoxos não aceitam imagens esculpidas, à excepção do crucifixo. As imagens que possuem nas suas igrejas (os chamados "ícones"), são, portanto, iluminuras pintadas, mosaicos e vitrais.
3- Ao contrário da Igreja Católica, de um modo geral (pois no rito oriental tal pode ser permitido), a Igreja Ortodoxa aceita a ordenação de homens casados. Porém, caso o sacerdote fique viúvo, não poderá casar-se novamente. Se for ordenado ainda solteiro, também não poderá casar-se.
4- Um dos principais pontos da "divergência" encontra-se numa questão teológica e doutrinal, designada de "filioque", e que originou o Grande Cisma de 1054. Tal expressão foi introduzida pela Igreja Católica ao Credo de Niceia-Constantinopla para explicitar que o Espírito Santo procede do Pai e do Filho. Contudo, a Igreja Ortodoxa acredita que o Espírito Santo procedeu apenas do Pai.