O período constitucional do governo de Getúlio Vargas, que transcorreu entre os anos de 1934-1937, ficou marcado por muitas agitações sociais, que se encontravam respaldados pelo clima favorável no cenário político internacional, ao mesmo tempo em que ocorreram inúmeras greves operárias e manifestações por parte de segmentos da classe média, ao ponto de pressionar o governo e o grupo de empresários industriais. As movimentações sindicais e as greves deixaram de ser tratadas como caso de polícia e toda uma legislação foi estruturada, a fim de regulamentar tais movimentos. Sobre o fortalecimento dos movimentos sociais, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O temor com relação aos possíveis desdobramentos da 'Questão Social' criou as condições para a instauração do Estado Novo.
( ) A disseminação do ideário da Luta de Classes favoreceu a articulação do movimento operário brasileiro, que conferiu apoio a Vargas na implantação do Estado Novo.
( ) O Plano Cohen defendia a existência de um suposto plano comunista, que consistia em promover motins e atentados, tendo como finalidade a tomada do poder; e foi usado como um dos argumentos para dar legitimidade à implantação do Estado Novo.
( ) O Plano Cohen fazia menção à desmoralização da honra e a imagem da mulher brasileira, e o estupro foi apresentado como estratégia de ação.
Respostas
(V) O temor com relação aos possíveis desdobramentos da 'Questão Social' criou as condições para a instauração do Estado Novo.
Correto. A questão social, que envolvia os desdobramentos dos movimentos comunistas e anarquistas no país, motivou a tomada mais rígida de poder por Getúlio Vargas.
(F) A disseminação do ideário da Luta de Classes favoreceu a articulação do movimento operário brasileiro, que conferiu apoio a Vargas na implantação do Estado Novo.
Falso. Em primeiro lugar, o movimento operário, não necessariamente, envolvia-se com o comunismo em si. Em segundo lugar, os comunistas não apoiaram Vargas.
(V) O Plano Cohen defendia a existência de um suposto plano comunista, que consistia em promover motins e atentados, tendo como finalidade a tomada do poder; e foi usado como um dos argumentos para dar legitimidade à implantação do Estado Novo.
Correto. Vargas alegou que o Plano Cohen era indicativo suficiente para a instalação do regime ditatorial em oposição aos riscos do domínio comunista.
(V) O Plano Cohen fazia menção à desmoralização da honra e a imagem da mulher brasileira, e o estupro foi apresentado como estratégia de ação.
Correto. O Plano Cohen indicava, dentre outras coisas, que seriam realizados estupros das mulheres brasileiras.
Resposta:
RESPOSTA DA SEQUÊNCIA:
V, F, V, V.