Respostas
1. O estado mais forte economicamente do complexo regional Centro-Sul é São Paulo, que, em 2006, possuía uma PIB equivalente a 33,9% do total nacional.
2. Porque, nas primeiras décadas do século XX, essa região recebeu um contingente enorme de migrantes de outras regiões do Brasil.
3. São exemplos de redes de serviços, transporte e comunicação da região Centro-Sul: aeroportos, jornais, revistas, televisão, provedores de internet, rodovias e portos, complexos hospitalares, universidades, centrais de pesquisa científica e tecnológica, setor bancário, etc.
4. A região Centro-Sul é a mais rica do Brasil porque concentra cerca de 75% do PIB nacional.
5. As duas metrópoles globais localizadas na região Centro-Sul são São Paulo e Rio de Janeiro.
6. A região Centro-Sul não explorou amplamente o trabalho escravo porque nela se fixaram os maiores contingente de imigrantes: italianos, espanhóis, japoneses, portugueses, eslavos, alemães, etc.
7. As capitais dos estados da região Centro-Sul são: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo.
8. Na região Centro-Sul, instalaram-se povos de grupo étnico branco.
9. O complexo regional Centro-Sul é o mais rico e populoso do Brasil porque foi intensamente povoado e explorado economicamente pelos portugueses no período colonial.
10. Os maiores contingente de imigrantes se fixaram na região Centro-Sul porque ela alcançou um grande desenvolvimento após a independência do Brasil (1822) e, principalmente, após a abolição da escravidão.