Respostas
respondido por:
3
O período da hiperinflação na República de Weimar aconteceu entre 1921 e 1923 que se identifica na Alemanha decorrente o período entreguerras. Desde os tempos da Primeira Guerra Mundial, o marco do ouro alemão, a moeda do Império Alemão havia sofrido uma grave perda de valor real e poder de compra, porque o governo alemão pediu um empréstimo ao banco central, e este simplesmente imprimiu dinheiro de papel, para satisfazer as suas necessidades decorrentes da guerra. A crise de hiperinflação afetou também a economia internacional, inclusive a Economia dos Estados Unidos na época.
A derrota alemã de 1923 teve consequências de longo alcance. Graças a ela, a burguesia alemã consolidou seu domínio e estabilizou a situação por seis anos. O governo continuou a pagar os salários da administração local e ofereceu subsídios aos barões do carvão e do aço para compensar suas perdas.
O resultado desses enormes gastos e da ausência de carvão e aço do Ruhr, produtos de extrema necessidade, foi o colapso completo da moeda alemã.O impacto social e político da hiperinflação foi explosivo. A sociedade alemã foi polarizada de forma jamais vista.
Só para dar um exemplo: um ovo custava 300 marcos no dia 3 de fevereiro. Em 5 de agosto, custava 12.000 marcos e, três dias depois, 30.000 marcos. Mesmo sendo os salários ajustados com a inflação, o salário médio calculado em dólares caía50% ao longo de 6 meses.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás