Respostas
O trabalho com a questão racial em sala de aula pode revelar interessantes traços dos problemas que permeiam a sociedade brasileira passada e contemporânea. Muitas vezes, essa questão pode ser percebida através de materiais onde a representação do negro pode ser pensada por meio das manifestações artísticas que trataram deste tema. Para isso, o professor pode levantar uma seleção de pequenos contos ou livros infanto-juvenis onde o negro apareça no interior da narrativa.
Oferecendo estes textos aos alunos, o professor pode formar grupos designados para a leitura e a interpretação do material utilizado. Para viabilizar o trabalho é preferível que o professor monte previamente um roteiro de questões capaz de delimitar quais as preocupações de cada um dos alunos na pesquisa. Dessa maneira, a leitura deve ser feita junto ao roteiro para que o aluno não esqueça ou se confunda durante a resolução das questões levantadas pelo professor.
Um primeiro item de investigação deve realizar um levantamento de cada um dos personagens racialmente distinguidos na história. Em um quadro esquemático, o aluno pode contabilizar quantas personagens brancas, negras, mestiças e indígenas existem ao longo da história. Se quiser, o aluno também pode realizar um gráfico e assinalar a proporção de personagens de outras definições étnicas para cada branco que aparece no texto