Respostas
Foi com a chegada do Padre Anchieta ao Brasil, por volta de 1553, que iniciou-se o teatro por aqui... Um teatro mais voltado a catequese que ao espetáculo, seus originais tinham títulos como
"Na Festa de São Lourenço", "Pregação Universal", "A Santa Inês", "Na Vila da Vitória". "Mistério de Jesus" e "O Rico Avarento e o Lázaro Pobre".
Já a comedia brasileira oficialmente começa em 1838 quando foi lançado O Juiz de Paz na Roça, obra de Martins Pena que marca o início da comédia brasileira.
Martins Pena é na verdade o fundador da comédia de costumes brasileira,. Em sua rápida carreira (morreu aos 33 anos de idade) figuram 20 comédias que constituem, de acordo com o critico e ensaísta Silvio Romero, "o papel histórico da vida do país, na primeira metade do século XIX". Embora dotado de uma linguagem realmente popular, sua comedia, as vezes sátiras artificiais já distantes da platéia de hoje, podem surpreender na mão de bons diretores, que tem remontado com êxito várias de suas peças, como por exemplo, O Noviço.
Já o teatro de revista tornou-se o grande gênero popular no Brasil mais perto do final do século XIX.
Pode-se caracterizar o teatro de revista como um veículo de difusão de modos, e de novo, de costumes, como um estimulador do riso e da alegria através de falas irônicas e de duplo sentido e canções maliciosas...