• Matéria: Geografia
  • Autor: kaciu
  • Perguntado 8 anos atrás

chance de uma criança de baixa renda ter um futuro melhor que a realidade em que nasceu está, em maior ou menor grau, relacionada à escolaridade e ao nível de renda de seus pais. Nos países ricos, o “elevador social” anda mais rápido. Nos emergentes, mais devagar – no Brasil, ainda mais lentamente. Nesse sentido, crianças que estão no topo da pirâmide econômica tem uma probabilidade menor de ser um adulto de classe baixa. Um fato importante para que essa desigualdade se perpetue é a estrutura do mercado de trabalho, com uma participação elevada do emprego informal, no qual intensifica os efeitos negativos das crises sobre a população mais vulnerável. Desse modo, a percepção de um indivíduo de classe baixa que a oportunidade de ascensão depende de fatores que estão fora do alcance – como a renda dos pais ou o acesso a educação – gera desesperança e sentimento de exclusão e, portanto, aumento da probabilidade de conflitos sociais. Disponível: https://www.pragmatismopolitico.com.br/2018/06/meritocracia-desmascarada-brasil.html Acesso em: 14 de jun2018. (adaptado) Considerando o excerto, assinale a corrente do pensamento geográfico mais adequada para analisar as questões relacionadas ao modo de produção, classes econômicas e desigualdades sociais. Alternativas Alternativa 1: Geografia Crítica, pois é a corrente de pensamento especializada em compreender os processos sociais pelo modo produção vigente, fundamentada na teoria marxista. Alternativa 2: Geografia Idealista, relacionada a analisar e propor as questões ideias para o desenvolvimento social do espaço e, portanto, para o crescimento econômico do indivíduo. Alternativa 3: Geografia Humanística, a qual compreende que o homem é responsável pelas suas escolhas e por isso deve ser analisado individualmente e não inserido em contexto social. Alternativa 4: Geografia Regional, pois a definição do modo de produção, a organização de classes econômicas e as desigualdades sociais, são consequências da região em que determinada sociedade está inserida. Alternativa 5: Geografia Têmporo- Espacial, é a corrente de pensamento mais adequada para analisar as desigualdades sociais, pois entende que para um homem evoluir economicamente depende do tempo e do espaço em que vive.

Respostas

respondido por: danielaaparecidarosa
10

Alternativa 1:

Geografia Crítica, pois é a corrente de pensamento especializada em compreender os processos sociais pelo modo produção vigente, fundamentada na teoria marxista.

respondido por: heloisagoncalves745
9

O pensamento geográfico crítico é o mais adequado para analisar as questões relacionadas ao modo de produção, classes econômicas e desigualdades sociais. Alternativa 1.

A Geografia Crítica implica em um olhar reflexivo para as questões concernentes à sociedade, ao entender que os estudos geográficos traducionais propõem uma neutralidade e se atém tão somente às configurações do espaço, onde maiores análises sobre a constituição social demandam uma olhar apenas  técnico.

No Brasil, os estudos relacionados a esse campo de pesquisa foram fomentados a partir da década de 70, a princípio somente no meio universitário, expressa em teses e estudos direcionados.

Aos poucos, suas análises sobre o capitalismo ganharam mais força e já fazem correlação com os estudos geográficos tradicionais.

Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/36913356

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas similares