Começamos com uma reflexão extraída do livro Identidade, de Bauman (2005, p. 33), que diz: “Seu Cristo é judeu. Seu carro é japonês. Sua pizza é italiana. Sua democracia, grega. Seu café, brasileiro. Seu feriado, turco. Seus algarismos, arábicos. Suas letras, latinas. Só o seu vizinho é estrangeiro”.
Diante do contexto, analise as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
a.
Deve ser analisada também a experiência de ser estrangeiro, que varia não apenas de pessoa para pessoa, mas também em função das condições e das razões que motivaram sua inserção em um território considerado “estranho”.
b.
A pessoa pode se sentir um estrangeiro de si mesmo, dependendo de como aceita e encara sua condição, vive suas experiências e articula com o mundo objetivo e subjetivo de sua própria história, de sua biografia.
c.
Não temos como dizer que existe um estrangeiro absoluto, pois a própria palavra, em sua etimologia, tem várias acepções como: refugiados, exilados, turistas, professores, profissionais, estudantes, nômades modernos, imigrantes voluntários, cônjuges portadores de culturas diferentes.
d.
O estrangeiro é uma categoria considerada concreta, pois frequentemente é recebida com boa vontade por quem é assim classificado, já que estão incluídas nessa questão as multiplicidades, diversidades e singularidades de cada um.
e.
Se faz importante conhecer o que significam também três figuras: o exilado, o imigrante e o expatriado, que estão tão presentes na sociedade atual, para entendermos melhor o significado de estrangeiro.
Respostas
Vamos analisar cada alternativa por vez para, ao final, estabelecer qual é a incorreta e, logo, a resposta da questão:
a. Verdadeira. Existem diversos tipos de estrangeiros, sendo alguns considerados mais párias do que outros.
b. Verdadeira. Um exemplo do narrado é o caso de uma pessoa que migrou ainda jovem para outro país, amadurecendo em um país onde não se identifica com a cultura.
c. Verdadeira, como já mostrado nas alternativas a e b.
d. Falsa. Nem sempre o estrangeiro é bem recebido. Na verdade, podemos dizer que isso só ocorre se ele tiver posses. Se não, pode ser considerado apenas como um refugiado ou imigrante ilegal, sendo tratado de acordo.
e. Verdadeira. Trata-se exatamente do referido.
Como a única alternativa incorreta é a d, trata-se da resposta da questão.
Resposta:
O estrangeiro é uma categoria considerada concreta, pois frequentemente é recebida com boa vontade por quem é assim classificado, já que estão incluídas nessa questão as multiplicidades, diversidades e singularidades de cada um.
Explicação: Nem sempre...