No final do século XIX, quando o governo republicano encerra as atividades do antigo Conservatório e cria o Instituto Nacional de Música, dando aos seus diretores (Leopoldo Miguez e Alberto Nepomuceno) a incumbência de observar os conservatórios europeus, com o objetivo de aperfeiçoar o ensino musical no Brasil. Como resultado foram elaborados relatórios pelos mesmos diretores. Em no máximo 10 linhas, aponte as motivações que levaram a estas medidas e a principal influência musical no ensino do Instituto Nacional de Música. Como critério de avaliação serão considerados a clareza da escrita, a leitura do conteúdo da aula texto 08 e o respeito ao limite de tamanho proposto para a resposta
Respostas
respondido por:
1
Olá, amigo(a)!
O Instituto Nacional de Música, atualmente a Escola de Música da UFRJ, foi criado no ano de 1890, através do decreto No. 143 de 12 de janeiro que simultaneamente extinguiu o Conservatório de Música, criado em 1841.
Um dos primeiros atos do Governo Republicano, a criação do Instituto representava uma das manifestações do jogo político que estava sendo articulado então no meio musical acadêmico carioca. Tratava-se de um esforço no sentido de renovar o ambiente musical carioca e fundar um núcleo brasileiro de formação musical com a implantação de um currículo baseado nas obras que circulavam na Europa, mas que atendessem e caracterizassem uma produção musical brasileira.
Espero ter ajudado!
Boa sorte!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás