A vibração pode ser considerada "[...] qualquer movimento que o corpo executa em torno de um ponto fixo" (IIDA, 2005, p. 512), podendo ser regular (sinoidal) ou irregular. As vibrações são muito comuns nos meios de transporte e ferramentas manuais, mas nem todas prejudiciais. O chacoalhar de um ônibus ou o sobe e desce que as ondas do mar causam em um barco também são consideradas vibrações. O som também é uma vibração, mas decodificada de forma que transmite informações.
Respostas
Alternativa 3:
Manter a coluna ereta, fazer levantamento ou transporte em etapas, manter carga próxima do corpo, usar cargas simétricas, definir o caminho previamente, utilizar sistemas auxiliares e providenciar pegas adequadas.
Pagina 64 do livro
Assim, os mesmos princípios que vimos anteriormente para o som serão aplicados para as vibrações. A diferença é que a forma de atuação da vibração, em geral, repassa por todo o corpo, enquanto que o som interfere primordialmente no aparelho auditivo.
RAZZA, Bruno Montanari. Ergonomia. Maringá - Pr.: UniCesumar, 2016.
Sobre a vibração, avalie as afirmativas a seguir.
I- O corpo sofre vibrações diáriamente, porém, nem todas as vibrações são prejudiciais.
II- O efeito da vibração direta com o corpo pode ocasionar efeitos fisiológicos e psiológicos.
III- Em atividades que exigem vibrações contínuas, conceder pausas é uma forma prudente de minimizar os impactos da exposição contínua à vibração.
Resposta:
Alternativa 5:
I, II e III.
Explicação:
Todas estão CORRETAS