• Matéria: ENEM
  • Autor: apribeiro912
  • Perguntado 7 anos atrás

O convívio social é permeado por regras, princípios e noções que fundamentam a vida moral. O papel da ética é fazer a reflexão sobre esses princípios e noções. Sobre as concepções da ética, julgue as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.

a.
No fim da Idade Média, São Tomás de Aquino (1225-1274) viria a fundamentar na lógica aristotélica os conceitos agostinianos de pecado original e da redenção por meio da graça divina. Conforme a Igreja Medieval se tornava mais poderosa, desenvolvia-se um modelo de ética que trazia castigos aos pecados e recompensa à virtude pela imortalidade.

b.
Uma das maiores contribuições à ética foi a de Emmanuel Kant (1724-1804), em fins do século XVIII. Segundo ele, a moralidade de um ato não deve ser julgada por suas consequências, apenas por sua motivação ética.

c.
Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), por sua vez, em seu Contrato Social (1762), nunca atribuiu o mal ético aos desajustamentos sociais e sempre era contra a ideia de que os seres humanos eram bons por natureza.

d.
As teses do utilitarismo, formuladas por Jeremy Bentham (1748-1832), sugerem o princípio da utilidade como meio de contribuir para aumentar a felicidade da comunidade.

e.
O epicurismo, doutrina idealizada por Epicuro (341-270 a.C.), por sua vez, identificava como sumo bem o prazer, principalmente o prazer intelectual, e – tal como os adeptos do estoicismo, escola fundada por Zenão de Cítio (340-264 a.C.) – preconizava uma vida dedicada à contemplação.

Respostas

respondido por: chiconeto33
14

Resposta incorreta é a letra C

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), por sua vez, em seu Contrato Social (1762).

respondido por: ferretti
1

O convívio social é permeado por regras, princípios e noções que fundamentam a vida moral. O papel da ética é fazer a reflexão sobre esses princípios e noções. Sobre as concepções da ética, a alternativa incorreta é (c) Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), por sua vez, em seu Contrato Social (1762), nunca atribuiu o mal ético aos desajustamentos sociais e sempre era contra a ideia de que os seres humanos eram bons por natureza

Vamos analisar agora, questão por questão, nas alternativas:

  • a.  No fim da Idade Média, São Tomás de Aquino (1225-1274) viria a fundamentar na lógica aristotélica os conceitos agostinianos de pecado original e da redenção por meio da graça divina. Conforme a Igreja Medieval se tornava mais poderosa, desenvolvia-se um modelo de ética que trazia castigos aos pecados e recompensa à virtude pela imortalidade: correto. Tomás de Aquino foi um dos mais importantes filósofos da Igreja Católica durante a Idade Média, e dedicou-se, entre outros problemas, a questão ética em Aristóteles.
  • b.  Uma das maiores contribuições à ética foi a de Emmanuel Kant (1724-1804), em fins do século XVIII. Segundo ele, a moralidade de um ato não deve ser julgada por suas consequências, apenas por sua motivação ética: correto. Kant é conhecido por suas contribuições filosóficas para o estudo da ética, apontando para o que ele acreditava ser o mais correto: a moralidade deve ser vista na intenção e não no resultado prático.
  • c.  Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), por sua vez, em seu Contrato Social (1762), nunca atribuiu o mal ético aos desajustamentos sociais e sempre era contra a ideia de que os seres humanos eram bons por natureza: falso. Para Jean-Jacques Rousseau, os seres humanos nascem bons, mas são corrompidos pela sociedade em que estão inseridos. Sendo assim, para ele, o mal ético é advindo do meio social.
  • d.  As teses do utilitarismo, formuladas por Jeremy Bentham (1748-1832), sugerem o princípio da utilidade como meio de contribuir para aumentar a felicidade da comunidade: correto. O Utilitarismo é um dos mais importantes pensamentos éticos da modernidade, sendo consagrado por acreditar que o resultado de uma ação deve ser, para ser ético, o que mais atinge positivamente, aumentando o prazer/felicidade do maior número de pessoas.
  • e.  O epicurismo, doutrina idealizada por Epicuro (341-270 a.C.), por sua vez, identificava como sumo bem o prazer, principalmente o prazer intelectual, e – tal como os adeptos do estoicismo, escola fundada por Zenão de Cítio (340-264 a.C.) – preconizava uma vida dedicada à contemplação: correto. Para Epicuro e seus seguidores, o prazer era o alvo principal da ação humana.

São grandes pensadores da ética mundial: lista

  1. Aristóteles;
  2. Immanuel Kant;
  3. São Tomás de Aquino;
  4. Peter Singer;
  5. H. Tristram Engelhardt Jr;

Agora que você sabe que o convívio social é permeado por regras, princípios e noções que fundamentam a vida moral. Sabe também que o papel da ética é fazer a reflexão sobre esses princípios e noções. E ainda,  sobre as concepções da ética, entendeu que a alternativa incorreta é "(c) Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), por sua vez, em seu Contrato Social (1762), nunca atribuiu o mal ético aos desajustamentos sociais e sempre era contra a ideia de que os seres humanos eram bons por natureza", aprofunde seu conhecimento sobre o tema:

A ética na prática docente

https://brainly.com.br/tarefa/19259064

A ética na história do capitalismo

https://brainly.com.br/tarefa/19404335

A bioética e a beleza

https://brainly.com.br/tarefa/20095365

-

Matéria: ENEM

Nível: Ensino médio

Perguntas similares