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Campo Harmônico
Campo harmônico é o conjunto de acordes formado a partir das notas de uma determinada escala. Esses acordes são extraídos de uma das quatro escalas estruturais: a maior, a menor, a menor harmônica e a menor melódica.
Também pode ser chamado de estrutura tonal visto que o desenvolvimento da harmonia está inteiramente ligado ao aparecimento e desenvolvimento do conceito de tonalidade.
Vou explicar um pouco sobre cada Campo Harmônico e exemplificar em Si Bemol
Campo Harmônico da Escala Maior
Ao estudar o campo harmônico você esta conhecendo os acordes na sua raiz, eles são formados com as notas da escala maior em questão. Os acordes formados no campo harmônico maior sempre seguirão a ordem:
1º grau: sempre maior. ex: C
2º grau: sempre menor. ex: Dm
3º grau: sempre menor. ex: Em
4º grau: sempre maior. ex: F
5º grau: sempre maior. ex: G
6º grau: sempre menor. ex: Am
7º grau: sempre diminuto. ex: Bº
Acrescentando o sétimo grau a esses acordes, teremos o campo harmônico maior formado por tétrades conforme abaixo:
1º grau: C7M
2º grau: Dm7
3º grau: Em7
4º grau: F7M
5º grau: G7
6º grau: Am7
7º grau: Bm7(b5)
Os acordes deste campo exercem funções específicas dentro de uma determinada progressão. Estas funções podem transmitir sensações de estabilidade ou instabilidade ou até mesmo sentimentos melancólicos, felizes e sérios. Isto origina o movimento harmônico. Estas funções são as funções tonais ou harmônicas e são divididas em três funções harmônicas:
Tônica(T): Estável, repouso, conclusão.
Subdominante(S): Meio instável, meio-forte, meia tensão. Não oferece mais instabilidade que a função dominante, porém oferece mais instabilidade que a função tônica.
Dominante(D): Instável, pede resolução na tônica devido ao trítono.
Tônica(T): I7M, IIIm7 e VIm7
Subdominante(S): IV7M e IIm7
Dominante(D): V7 e VIIm7(b5)
Exemplo em Bb:
Bb Cm Dm Eb F Gm Am(b5) Bb
Campo Harmônico Menor
Este é o campo harmônico da escala menor natural (relativa) de dó. O campo harmônico menor sempre seguirão a ordem:
1º grau: sempre menor. ex: Am
2º grau: sempre diminuto. ex: Bm(b5)
3º grau: sempre maior. ex: C
4º grau: sempre menor. ex: Dm
5º grau: sempre menor. ex: Em
6º grau: sempre maior. ex: F
7º grau: sempre maior. ex: G
Áreas do Campo Harmônico da Escala Menor Natural
A escala menor natural é desprovida de área dominante. Seu acorde dominante é um acorde menor(Vm7).
Tônica(T): Im7 e bIII7M/6
Subdominante(S): IIm(b5), IVm7/6, bVI7M/6 e bVII7
Essa escala é desprovida de sensível, perdendo assim o trítono entre o III e o VII graus, e consequentemente formando um acorde Vm7, conhecido como dominante menor, que nesse caso tem uma função modal, e não tonal (já que devia ser um V7).
É muito comum utilizar o V7 como empréstimo modal da escala menor harmônica para essa escala.
Exemplo em Bbm:
Bbm C7(b5) Db Ebm Fm Gb Ab Bm
Campo Harmônico da Menor Harmônica
A sonoridade da escala menor harmônica em si é bem característica, mas esta escala harmonizada pode oferecer alguns empecilhos musicais. Isso depende do gosto de cada um.
Os acordes formados no campo harmônico da escala menor harmônica sempre seguirão a ordem:
1º grau: sempre menor. ex: Am
2º grau: sempre diminuto. ex: Bm(b5)
3º grau: sempre aumentado. ex: C+
4º grau: sempre menor. ex: Dm
5º grau: sempre maior. ex: E
6º grau: sempre maior. ex: F
7º grau: sempre diminuto. ex: G#°
Áreas do Campo Harmônico da Escala Menor Harmônica
Tônica(T): Im(7M) e bIII7M(#5)
Subdominante(S): IIm7(b5), IVm7/6, bVI7M
Dominante(D): V7 e VIIº
Exemplo em Bbm:
Bbm Cm(b5) Db+ Ebm F Gb A° Bm
Campo Harmônico Menor Melódico
Os acordes formados no campo harmônico da escala menor melódica sempre seguirão a ordem:
1º grau: sempre menor. ex: Am
2º grau: sempre menor. ex: Bm
3º grau: sempre aumentado. ex: C+
4º grau: sempre maior. ex: D
5º grau: sempre maior. ex: E
6º grau: sempre diminuto. ex: F#m(b5)
7º grau: sempre diminuto. ex: G#m(b5)
Áreas do Campo Harmônico da Escala Menor Melódica
A escala menor melódica não tem área subdominante, já que é desprovida de bVI, que a diferencia da escala menor natural.
Tônica(T): Im(7M)/6, bIII7M(#5), IV7 e VIm(b5)
Dominante(D): V7 e VIIm(b5)
Assim como o Vm7 da escala menor primitiva, o IIm7 da escala menor melódica não possui função tonal, e sim modal.
Exemplo em Bbm:
Bbm Cm Db+ Eb F Gm(b5) Am(b5) Bbm