• Matéria: Português
  • Autor: jefersonmlkzika84
  • Perguntado 8 anos atrás

Há dicotomia entre ética e política, ainda mais no campo pragmático, que é extremamente perceptível. Isso reflete nos anseios do povo, que não se vê mais representado em meio a vários escândalos de corrupção e posturas não condizentes com a moralidade pública, princípio esse basilar de toda administração pública direta e/ou indireta. Sobre a ética na política brasileira frente à lei da ficha limpa, verifique as alternativas a seguir e assinale a incorreta.

a.
Frente a vários escândalos de corrupção no brasil, em 2010, foi aprovado o projeto de iniciativa popular idealizado pelo ex-juiz de Direito Márlon Reis, o qual torna inelegível por 8 anos um candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar a cassação ou for condenado por decisão de órgão colegiado (decisão proferida por mais de um juiz, em um acórdão), mesmo que a decisão não tenha transitado em julgado.

b.
Na política brasileira, há inúmeros escândalos de corrupção, que, por mais que pareçam surgir com determinado partido ou grupo político, sempre existiram no Brasil, o que mostra a necessidade de um exercício histórico-crítico.

c.
O universo político não pode ser reduzido simplesmente ao campo da ética ou da moral, uma vez que os valores políticos transcendem os valores éticos, já que a política é muito mais do que simplesmente o agir de forma proba, com caráter, pois a política liga as relações sociais.

d.
As grandes inovações que a Lei Complementar nº. 135/2010 (BRASIL, 2010) trouxe, entre outros foram: diminuição no rol dos crimes elencados no art. 1º, I, e; elegibilidade para os condenados por captação ilícita de sufrágio; diminuição do prazo das inelegibilidades para 8 anos.

e.
A política exprime, por essência, à vontade de um indivíduo com o outro, em uma visão minimalista. Já na visão maximalista, é a relação do indivíduo com a coletividade.

Respostas

respondido por: mayaravieiraj
67

Oi!

A resposta incorreta está na  alternativa C, veja o motivo:

c.  

O universo político não pode ser reduzido simplesmente ao campo da ética ou da moral, uma vez que os valores políticos transcendem os valores éticos, já que a política é muito mais do que simplesmente o agir de forma proba, com caráter, pois a política liga as relações sociais.


--> como sabemos, a política está aliada à moral bem como a ética relacionada aos valores, pois que desempenha importante papel para que o candidato, se  eleito ou quando ocupante de cargo público, desempenhe seu papel de maneira mais honesta possível,   de maneira que não cometa crimes políticos e consiga auxílio a sociedade.

Dessa maneira, fica claro que as instituições políticas tem o dever de se responsabilizar  e se comprometer para o bem estar da população com uso da ética do bom convívio social.



luanahtarockp7jsk1: obrigada
edcleyhilario: ERRADA :(
respondido por: lDklwolf
58

A resposta incorreta está na  alternativa D :

As grandes inovações que a Lei Complementar nº. 135/2010 (BRASIL, 2010) trouxe, entre outros foram: diminuição no rol dos crimes elencados no art. 1º, I, e; elegibilidade para os condenados por captação ilícita de sufrágio; diminuição do prazo das inelegibilidades para 8 anos


augustovasconcelos: As grandes inovações que a Lei Complementar nº. 135/2010 (BRASIL, 2010) trouxe, entre outros foram: diminuição no rol dos crimes elencados no art. 1º, I, e; elegibilidade para os condenados por captação ilícita de sufrágio; diminuição do prazo das inelegibilidades para 8 anos.
edcleyhilario: Obrigado!
Perguntas similares